Atletas Olímpicos e Paralímpicos revelam suas resoluções para 2014


OlimpicosCésar Cielo, Daniel Dias, Alice Franco, Poliana Okimoto e outros nomes do esporte contam o que esperam para o ano que se inicia.

Ter um filho, fazer uma viagem inspiradora, aprimorar o desempenho. Com a chegada do ano novo, é tempo de renovar as energias e traçar novas metas. Foi o que fizeram alguns dos principais atletas do mundo Olímpico e Paralímpico. Para celebrar a chegada de 2014, o site rio2016.com listou as principais resoluções de ícones do esporte, como Cesar Cielo, Fernando Fernandes, Daniel Dias, Ollie Phillips, Poliana Okimoto, Alice Franco, Rafaela Silva, entre outros.
Campeã mundial da maratona aquática e vencedora do Prêmio Brasil Olímpico 2013, a nadadora Poliana Okimoto espera dar início a um projeto social envolvendo sua modalidade.
"Sempre tive vontade de desenvolver um projeto social voltado especificamente para a maratona aquática. Seria um sonho tirar essa iniciativa única do papel em 2014", conta.

Ídolo brasileiro, César Cielo só quer saber de melhorar o desempenho dentro da água.
"Quero nadar muito rápido, baixar os meus tempos. Vou treinar em 2014 como se tivesse treinando para um Mundial. O importante é continuar baixando o meu tempo para chegar em 2016 e nadar mais rápido ainda no Brasil. Um passo de cada vez, mas com o sinal ligado”, diz.

No caso do nadador Paralímpico Daniel Dias, sua maior aventura acontecerá fora das piscinas em 2014.
“Meu primeiro filho vai nascer em março de 2014. Com certeza, minha nova atividade preferida vai ser passar o tempo com o pequeno Asaph”, revela.

A italiana Alice Franco, bicampeã europeia da maratona aquática, quer mudar a rotina de treinamentos para se especializar em uma nova prova.
“Minha especialidade nas maratonas aquáticas é a prova de 25km, mas quero muito participar dos Jogos Rio 2016. Então, em 2014, vou treinar muito para melhorar meu desempenho nos 10km, que é a prova Olímpica”, explica.

Enquanto isso, Ollie Phillips, da equipe de Rugby Sevens da Grã-Bretanha, fará de tudo para voltar à plena forma.
"Estou me recuperando de uma lesão, então a minha resolução para 2014 é me dedicar à reabilitação e me dar a melhor chance para chegar até os Jogos Rio 2016", afirma.

A carioca Thaisa, bicampeã Olímpica com a seleção brasileira de vôlei, quer aproveitar o novo ano para retomar um velho hábito.
"Eu tocava piano na minha infância, mas, aos 10 anos de idade, acabei abandonado a música. Em 2014, quero me organizar para ter tempo para voltar a tocar", diz.

Para o campeão Olímpico da ginástica, Arthur Zanetti, treino e estudos terão que ser milimetricamente cronometrados.
"2014 é o segundo ano do ciclo Olímpico, tem Mundial de seleções na China, os Jogos Sul-Americanos e etapas da Copa do Mundo. Ah, sim, e tem o meu objetivo pessoal: quero passar de ano na faculdade direto, sem 'dependência'", diz o atleta, que cursa Educação Física.


Já para a cega mais rápida do mundo, Terezinha Guilhermina, a meta não poderia ser mais clara: quer ficar ainda mais rápida.
"Meu objetivo é correr os 100m em menos de 12 segundos", determina.

Adrenalina é o que motiva o tetracampeão mundial de paracanoagem Fernando Fernandes. Sua próxima aventura está marcada para acontecer nas águas do Pacífico.
"Minha aventura de 2014 é completar a Travessia Molokai - Oahu, no Havaí. São 60km em alto mar. É um nível de dificuldade muito grande, o equilíbrio é bem complicado, mas estou treinando para isso", antecipa.

Jefinho, craque brasileiro bicampeão paralímpico do futebol de 5, dedicará boa parte de seu tempo em 2014 à retomada dos estudos.
“Tenho um grande objetivo na minha vida pessoal para 2014, que é voltar a estudar. Quero me preparar para seguir uma carreira quando parar de jogar e pretendo cursar algo na área da informática, que é uma coisa que gosto bastante e que é bem desenvolvida na questão da acessibilidade", revela.

Tony Azevedo, capitão da equipe de polo aquático dos Estados Unidos, vai dedicar o ano à família.
“Quero estar presente na vida do meu filho o máximo que puder, ainda que eu continue a ter outras obrigações e uma agenda cheia", diz.


Para Alan Fonteles, uma nova etapa acaba de começar. Sua união com Lorranny Moura já foi oficializada no fim de 2013, mas a festa está marcada para o primeiro semestre de 2014.
"É mais uma vitória na minha vida, sempre sonhei em me casar", conta.


Rafaela Silva, primeira campeã mundial brasileira do judô, tem como meta dar mais conforto à sua família.
"Moramos de aluguel na Freguesia (região do bairro de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro) e quero nesse ano comprar a casa onde vivemos para minha família", conta.

Fonte:http://www.rio2016.org/noticias/noticias/rio-2016-da-as-boas-vindas-a-2014-e-apresenta-calendario-de-realizacoes                

Todas as Notícias Voltar

Voltar ao topo