Bebidas de verão: veja os benefícios de cada uma!

Os dias mais abafados do verão podem nos tirar a fome, mas nunca a sede. Tem quem não consuma água com a regularidade devida, mas não dispensa outras bebidas a fim de se refrescar. Isso porque sucos, água de coco, cerveja, vinho e alguns destilados são capazes de trazer o frescor que buscamos na estação mais quente do ano, segundo a sommelière Sonia Denicol e a nutricionista Andrea Zaccaro.

“Em sua maioria, os vinhos brancos são os mais refrescantes. Escolha os que têm teor alcoólico de até 12,5%, com maior acidez e caráter frutado. Isso porquê os mais encorpados e com teor alcoólico acima de 14% são mais pesados e, com certeza, darão mais sensação de calor do que refrescância”, ensina a sommelière da Sonoma, site de curadoria de vinhos e gastronomia.

Já a nutricionista, que é vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, aponta sucos naturais e água de coco como importantes hidratantes para a temporada. A cerveja também pode ser uma bebida aliada da saúde, mas se consumida com moderação. "Pesquisas sobre o seu consumo moderado e implicações na saúde têm trazido importantes resultados. Um deles é a proteção contra doenças cardíacas devido ao potencial antioxidante da cerveja – proveniente dos ingredientes, como lúpulo e cevada. Além de seu baixo teor alcoólico, que varia entre 3 e 8% em média”, comenta.

Sucos de frutas são hidratantes

Já a nutricionista Andrea Zaccaro lembra que tanto o suco quanto as frutas em si são ótimos aliados da alimentação nos dias quentes. “São fontes de vitaminas, minerais, fibras e carboidratos. Como eles possuem baixo teor de gorduras, facilita a digestão”, explica. “E seu alto teor de água contribui para manter o corpo sempre hidratado. Para que a ingestão de vitaminas e minerais sejam otimizadas, o ideal é que o consumo de frutas seja o mais variado possível, apesar de ser uma opção bastante saudável. Segundo o Guia Alimentar para a População Brasileira, a recomendação de ingestão é de três porções de frutas ao dia”. O suco de laranja tem 39 calorias e a limonada 22 calorias – por porções de 100ml.

Água de coco é bebida menos calórica

São 22 calorias a cada porção de 100ml. “Sua composição é basicamente água (93%) e açúcares (5%). Por conter minerais e vitaminas, como sódio, potássio e vitaminas C e do complexo B, em quantidades mais significativas, a água de coco tornou-se um importante repositor hidroeletrolítico. Este que auxilia no controle de entrada e saída de líquidos no organismo. Mas deve-se considerar que sua composição pode sofrer variações, dependendo do grau de maturação e região onde o coco é cultivado”, comenta a nutricionista.

 Fonte:http://estilo.br.msn.com/verao/bebidas-de-ver%C3%A3o-veja-os-benef%C3%ADcios-de-cada-uma-1

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