Esporte e incentivo
Data: 22/mai/2022
Por: Ricardo de Moura
A base do esporte brasileiro segue o modelo europeu de clubes.
Das 21 medalhas conquistadas em Tóquio, 15 (72%) foram de atletas formados em Clubes.
A cada ano, os clubes brasileiros têm seus trabalhos apoiados por grande aporte financeiro repassado pelo Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.
257 Clubes do país se beneficiaram do Programa de Formação de Atletas.
O CBC atende clubes de todas as regiões brasileiras: Norte – 15 clubes, Nordeste – 41 clubes, Centro-Oeste – 24 clubes, Sudeste – 108 clubes, Sul – 69 clubes. São Paulo, com 73 clubes, é o estado como maior número de clubes apoiados com verbas repassadas pelo CBC.
Para que o Clube possa usufruir dos benefícios no Eixo de Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI, com a obtenção de hospedagens e/ou passagens aéreas.
Os clubes participam, ainda, de Editais para aquisição de Materiais e Equipamentos Esportivos e Recursos Humanos, para a contratação de equipes técnicas e multidisciplinares.
De acordo com o Relatório de Gestão e Prestação de Contas 2021 do CBC, dos recursos repassados aos clubes, 35,7% foram destinados aos Recursos Humanos. Foram beneficiados, conforme o Relatório, 741 profissionais.
Foram aplicados, ainda, 34,3% dos recursos em Competições e 30% em Materiais e Equipamentos Esportivos.
As Confederações Esportivas também têm, em muito, seu trabalho facilitado pelo CBC.
Acaba de sair o Calendário do CBC (CBI 2022-2023), com competições nacionais interclubes apoiadas de maio de 2022 a abril de 2023. Apoio administrativo, deslocamento, arbitragem.
Nos esportes aquáticos estão contemplados 10 eventos nacionais de Natação e 4 eventos nacionais de Maratonas Aquáticas.
O problema fica com clubes, Confederações e modalidades que não conseguem estar embaixo do guarda-chuva de nenhuma delas.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.