Diferencial invisível
Data: 26/mai/2022
Por: Ricardo de Moura
Para atingir os níveis máximos de desempenho, os atletas devem encontrar uma maneira de combinar o intenso treinamento com as quantidades certas de descanso e recuperação.
Encontrar esse equilíbrio ideal entre trabalho e recuperação é um desafio muito difícil para técnicos e atletas.
Os períodos de recuperação dão aos sistemas nervoso, endócrino e musculoesquelético uma pausa dos traumas do treinamento e a oportunidade de realizar alguns trabalhos de reconstituição vitais.
O principal problema é que os atletas geralmente acumulam muito trabalho e não dedicam tempo suficiente à recuperação.
Na verdade, muitos não sabem quanta recuperação eles precisam após cada treino de qualidade e quanto descanso realizar em cada semana, mês e ano de treinamento.
O sono é muito importante. O exercício rigoroso afeta o corpo e o sistema nervoso. Estudos sugerem que dormir é fundamental para o processo de cura e recuperação.
Há declarações de atletas de ponta como Usain Bolt que dormiam mais de 10 horas todas as noites e Roger Federer que dorme por 11 ou 12 horas.
Além de garantir a quantidade certa de sono, há outro fator a ser considerado: o relógio biológico.
Investigações mostraram que os madrugadores tiveram melhor desempenho ao meio-dia, e os notívagos atingiram o pico por volta das 20h.
Muitos fatores diferentes podem afetar a qualidade do sono, mas o maior deles é a exposição à luz. Nossos cérebros são afetados pela luz, que é o que reinicia nossos relógios biológicos todos os dias. É por isso que olhar para o celular tarde da noite pode impedir de adormecer.
Caeleb Dressel, 5 medalhas de ouro na natação em Tóquio, em reportagem ao gq.com, afirmou que as provas de natação são decididas por frações de segundo e todos os detalhes são importantes.
Ele faz questão de dormir oito horas e meia todas as noites. Tem sua rotina de vida registrada em um diário: notas sobre os treinos, como nadou, como estava se sentindo e quem o derrotou, e dá a si mesmo uma nota de aprovação e reprovação todos os dias.
Ele se limita a 15 minutos por dia no Instagram. Excluiu completamente o Snapchat, o Facebook e o Twitter.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.