Muito além do esporte, do pódio e da medalha
Data: 21/jun/2022
Por: Ricardo de Moura
No livro GOTAS OLÍMPICAS há uma citação de Nelson Mandela: “O esporte tem o poder de mudar o mundo, poder de inspirar e de unir um povo de uma forma difícil de conseguir de outra maneira.”
O Campeonato Mundial da FINA, realizado em Budapeste foi testemunha disso.
A prova de 800m nado livre foi vencida pelo americano Bobby Finke. Em segundo ficou o alemão Florian Wellbrook.
Mas o mais ovacionado foi o terceiro classificado, Mykhailo Romanchuk da Ucrânia.
Por todas as razões que permeiam a atualidade. A invasão da Rússia e os problemas enfrentados pelo povo ucraniano levaram as pessoas a refletirem como um atleta ucraniano conseguiu estar na competição. E mais. No pódio. Ainda mais, com recorde nacional.
O atleta se dirigiu ao pódio de forma humilde, constrita. Quando o povo ovacionou ele não conseguiu segurar. Se emocionou.
E emocionou o mundo. Impossível imaginar o que passava na cabeça daquele jovem ucraniano de 25 anos. Enquanto ele estava no pódio, o pai estava combatendo na Ucrânia.
Em uma postagem de março desse ano, contei a história de Mykhailo e Wellbrook.
A Ucrânia, em Tóquio, ganhou duas medalhas, com o nadador Mykhailo Romanchuk, 1 de prata (1500 livre) e 1 de bronze (800 livre).
Em Tóquio, Florian Wellbrook ficou em 4º. Lugar nos 800 livre, 3º. lugar nos 1500 livre e venceu as maratonas aquáticas (10 km).
Além disso, bateu o recorde mundial da prova de 1500 metros livre, no Mundial de Curta, nos Emirados Árabes, em dezembro de 2021.
Assim que soube da invasão da Russia, Wellbrock entrou em contato com Romanchuk para ajudar nos preparativos de treinamento.
Assim, Florian ajudou de forma direta a preparação de Mykhaylo.
Cada um luta com as armas que tem. Florian com a solidariedade. Mykhaylo, através do esporte, elevando o nome do país o mais alto que pode.
Ver os dois no pódio não tem preço.
No esporte não há inimigos, há adversários.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.