Falando em pensar grande...
Data: 22/jul/2022
Por: Ricardo de Moura
Após a divulgação dos critérios de participação da Natação para Paris 2024, algumas matérias equivocadas surgiram na mídia internacional.
Um conhecido repórter internacional inglês, especializado em natação, afirmou que o critério estabelecido para as provas de revezamento “beneficiaria os Estados Unidos”, já que as equipes de revezamentos americanos teriam mais chances de se classificar entre as três primeiras no Mundial de 2023, sem a necessidade de disputar vaga no Mundial de 2024, que está próxima à realização das eliminatórias nacionais e do evento em Paris.
Os Estados Unidos não precisam disso.
Têm a melhor estrutura, o melhor calendário nacional, os melhores atletas, as melhores instalações, o país com o maior número de atletas com índice A da FINA em qualquer evento internacional.
Mesmo com a saída antecipada de seu melhor atleta em Budapeste, Caeleb Dressel, ampliou seu domínio no quadro de medalhas.
Qualquer modificação de critério impactará menos em quem está mais estruturado.
Enquanto os cães ladram, a US Swimming realizará as eliminatórias americanas para o Mundial de 2023 e Jogos Olimpicos 2024 na cidade de Indiana.
E SERÁ REALIZADO EM UM ESTÁDIO DE FUTEBOL, no Lucas Oil Stadium.
É esperado um público entre 30.000 e 35.000 pessoas, o maior na história da natação.
Serão construídas três piscinas temporárias, duas de 50 metros e uma de 25 metros estão programadas para serem instaladas no estádio, que foi o local do Superbowl em 2012.
No Indiana Convention Center, ao lado, os organizadores montarão uma área de ativação de fãs conhecida como “Toyota Aqua Zone
As datas estão marcadas – 2023 – 27/06 a 01/07 e 2024 – 15 a 23/07.
Em 2023 o evento selecionará uma equipe para o Mundial de Fukuoka, no Japão (14 a 30 de julho) e os Jogos Pan-Americanos de Santiago, Chile (20 de outubro a 5 de novembro). Pode haver uma seleção para o Campeonato Mundial Júnior, embora nenhum local ou data para esse evento tenha sido anunciado pela FINA.
Como parte do programa, a USA Swimming e a Indiana Sport Corp estão reservando $ 400.000 dólares para projetos de legado para garantir maior acesso à água para crianças em áreas carentes da região de Indianápolis.
Coaracy Nunes Filho realizou o Campeonato Mundial de Piscina Curta da FINA em 1995, em uma piscina temporária na Praia de Copacabana, Rio de Janeiro, Brasil.
Isso ajudou muito no desenvolvimento da natação e dos esportes aquáticos brasileiros.
Ele pensava grande. Antes de reclamar, pense grande.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.