Natação: uma competição para a vida toda
Data: 26/jul/2022
Por: Ricardo de Moura
O milagre da vida começa com uma competição de natação.
Somos o troféu de uma disputa muito acirrada entre 300 milhões de espermatozoides que nadaram em direção ao útero, onde – durante apenas dois dias por mês – podem encontrar um óvulo à espera da união capaz de gerar um novo ser humano.
Um e somente um deles é bem-sucedido nessa corrida de obstáculos. Se ele tivesse morrido na praia, não existiríamos.
No mundo intenso do esporte, é desafiador alcançar os recordes pessoais e tentar melhorar a cada dia.
Muitos treinos diários e as competições contribuem para alcançar novos e emocionantes desafios.
No entanto, nem sempre esses objetivos são alcançados. O que pode levar o atleta a questionar tudo.
Aquela sensação de revirar o estômago e encher os olhos que permanece por mais tempo do que o atleta gostaria. Difícil.
Mas a natação é mais que apenas tempos e títulos.
O esporte é especial porque permite ensinar habilidades valiosas para a vida, muito além de exibir as qualidades esportivas.
Desde muito cedo os atletas aprendem a se dedicar não apenas para seu próprio aperfeiçoamento, mas também para sua equipe. A natação é um esporte que combina um aspecto de equipe e individual do esporte.
Os nadadores dedicam tempo e energia para alcançar seus próprios objetivos, mas ficam muito felizes com as conquistas de sua equipe.
Dedicados e altruístas. Essa qualidade também é útil no mundo real. Dedicar-se ao futuro trabalho, relacionamentos e ficar muito feliz pelos sucessos individuais e do grupo.
Os nadadores são mestres em gerenciar seu tempo. Além do treino efetuado numa parte do dia, existem trabalhos de casa, da escola e reuniões sociais. Além de ter que concluir todas as tarefas em tempo hábil, ainda tem que ter uma quantidade adequada de sono.
Uma habilidade de vida muito valiosa que ensina a ter um grande senso de capacidade de priorizar e organizar. Aprender os benefícios de gerir o tempo e ser organizado no local de trabalho, onde os prazos são constantes.
A natação ensina a ser uma pessoa confiável, tanto para a equipe quanto para o próprio atleta. Praticar, trabalhar duro e encorajar uns aos outros a ser o melhor que pode ser.
Tentar o melhor está implícito.
Os atletas são responsáveis por sempre dar tudo de si. Essa mentalidade é excelente para todas as atividades da vida. Vai além do esporte.
Se aplica a todas as esferas: trabalho, amizades, relacionamentos.
Uma grande habilidade para a vida.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.