Ninguém chega a lugar nenhum sozinho.
Data: 19/ago/2022
Por: Ricardo de Moura
David Popovic é a notícia da hora na Natação.
Nadador romeno de 17 anos, atingiu o ápice com o recorde mundial dos 100m livre no Campeonato Europeu de Natação – 46,86 em 13/08/2022.
O resultado é muito mais que a inspiração que Johnny Weissmuller (que nasceu na Romenia) ou Camelia Potec (campeã olímpica dos 200m livre nos JJOO de 2004) possam ter transmitido.
As pessoas gostam de exaltar feitos sem se importar como eles são construídos. Como ele construiu essa caminhada?
A resposta está nas linhas e entrelinhas de uma carta que escreveu à revista Swimswam, que vale a pena relembrar.
Ninguém chega a lugar nenhum sozinho.
Ele afirmou ser “a soma de todas as coisas que me foram dadas pelas pessoas que me amam, com paciência e atenção”.
Afirma que a família foi, é e sempre será sua “rocha”. Diz que a mãe e o pai (Adrian) foram as pessoas com quem mais ele aprendeu.
Era uma criança hiperativa com escoliose. Razões pelas quais foi levado pelos pais a praticar natação. Na piscina onde ele treina até hoje.
Na água, foi amor à primeira vista. Diz recordar cada momento da primeira aula de natação. Lembra que sentiu imediatamente estar no lugar certo – como um peixe.
Afirmou que, a partir daquele dia água não foi apenas o lugar onde ele se sentia bem, mas também a fábrica onde podia construir seus sonhos, alimentar sua paixão.
O tempo que não estava nadando ele passava assistindo os grandes nomes da natação. Estudava os movimentos e o pai congelava a imagem para mostrar os erros que cometia na água, para explicar que entre ele e aquele monstro havia “só” muitas horas de treino.
Mesmo nos momentos difíceis dos treinos da madrugada, não houve uma única vez em que seus pais deixaram de dar apoio e demonstrar amor infinito e enorme respeito pelos seus sonhos.
Horas e horas gastas em cada detalhe. O pai e ele conversam muito sobre natação. De acordo com especialistas, a maneira como ele nadava era semelhante ao estilo de Ian Thorpe.
Diz que Tóquio foi um grande aprendizado e diversão.
Aprendeu muito rápido. Campeão Mundial Absoluto, Campeão Europeu Junior, Recordista Mundial Junior e Absoluto.
1,90m de altura, 80 kg, mãos e pés grandes e uma habilidade incomum, que trabalha muito sério e tem muitos sonhos.
É fã declarado de Ian Thorpe e Michael Phelps.
Fora da natação, ele afirma: “Em termos de estudo, gosto de psicologia. Os músculos fazem sua parte, mas o cérebro é o maior instrumento de todo bom atleta.”
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.