Doping nos esportes – caminho obscuro sem saída
Data: 29/ago/2022
Por: Ricardo de Moura
A melhoria do desempenho é incentivada no esporte, desde que alcançada por meios legítimos. Quando as estratégias para aumentar a performance empregam substâncias ou métodos proibidos por um órgão governamental, como a Agência Mundial Antidoping (WADA), as práticas se tornam doping.
As consequências do doping podem significar o fim da carreira esportiva do atleta, da sua reputação e de suas perspectivas futuras dentro e fora do esporte.
As sanções para uma violação antidoping podem incluir:
- Desqualificação de resultados em um evento, incluindo perda de medalhas
- Proibição de todos as atividades (competição, treinamento) por até quatro anos ou até mesmo a eliminação em casos repetidos ou mais graves
- Publicação da violação de regra antidoping
- Penalidades financeiras.
Além dessas sanções, um atleta apanhado em uma violação da regra antidoping é frequentemente exposto a um nível de atenção da mídia que pode resultar em graves danos à sua reputação. Isso significa reportagens na TV, nos jornais, nas mídias sociais como Facebook e Twitter, que podem levar o atleta a ser alvo de desprezo público.
As violações das regras de doping não atingem apenas o atleta, mas pessoas próximas a ele: familiares, amigos, clubes, equipe, técnicos, dirigentes, patrocinadores. Essas consequências são as mais difíceis para administrar.
Desconhecimento não é uma desculpa.
O atleta deve manter-se atualizado com os assuntos antidoping para evitar doping inadvertido e manter formular perguntas sobre quaisquer suplementos que possa tomar. A melhor estratégia para combater o doping é através da educação.
Outra forma eficiente é procurar ajuda quando se sentir pressionado ou incapaz de lidar com as demandas de treinamento e competição – sempre há alternativas sem o prejuízo da saúde, reputação e carreira esportiva.
As experiências vividas como gestor, enfrentando problemas dessa natureza com alguns nadadores são muito dolorosas. Além de sigilosas, inesquecíveis…
Não se pode enganar a todos todo o tempo. Um caminho obscuro sem saída.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.