Uma coisa em comum com a rainha: a natação
Data: 8/set/2022
Por: Ricardo de Moura
A Rainha Elizabeth II, 96 anos, faleceu no dia de hoje.
Uma personalidade icônica. Ultrapassou muitas crises.
Alguém que conseguiu ser maior que a própria Monarquia.
69 anos de reinado.
Inspirado em um comentário no post que publiquei sobre o falecimento da Rainha Elizabeth II, feita pelo amigo Cesar Augusto Delgado, decidi escrever algumas linhas a mais sobre ela.
Nos Jogos Olímpicos de 2012, em Londres, acompanhado do amigo do Comitê Olimpico Brasileiro, Jorge Ajuz, conseguimos vê-la a poucos metros de distância.
Ela fez uma incursão de surpresa ao Parque Aquático, entrando pela entrada das equipes. Deixou os organizadores loucos.
Há uma expressão conhecida para identificar membros da aristocracia: sangue azul.
Segundo o site aventurasnahistoria.uol, há duas explicações para a criação da expressão. A mais aceita pelos etimologistas é a de que ela tem origem na Espanha do século 6.
Faz referência à cor clara da pele, sob a qual destacavam-se veias e artérias azuis – quase invisíveis na pele de mouros e judeus, constantemente expostos ao sol durante o trabalho.
Outros pesquisadores defendem que a origem da expressão seja bem mais antiga e esteja no antigo Egito. Segundo eles, os faraós diziam ter sangue azul como as águas do rio Nilo, contrapondo-o ao vermelho do sangue dos súditos.
Além da lembrança em ter visto a Rainha, Cesar fez lembrar que temos alguma coisa em comum. Logicamente que não é o sangue azul. Mas, a natação.
A rainha Elizabeth II começou sua carreira de nadadora no Bath Club de Londres aos 10 anos de idade, segundo pesquisa, tendo aprendido primeiro o nado peito e costas. Era a metodologia de aprendizagem de grande parte de países da Europa.
Aos 13 anos, ela ganhou o Children’s Challenge Shield no Bath Club e usava o distintivo que ganhou com a conquista em seu maiô toda vez que o usava.
Aos 14 anos, em 1941, ela se lembra de ter recebido uma medalha da Royal Life Saving Society depois de completar o treinamento necessário. Mais tarde, ela descobriria que foi a primeira adolescente a receber o prêmio.
Como dizem os chineses: a vida é como um jogo de xadrez. No fim do jogo, os Reis, as Rainhas e os peões vão para dentro da mesma caixinha.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.
Imagem de Claudia por Pixabay