Portugal: limonada com “costela brasileira”
Data: 10/set/2022
Por: Ricardo de Moura
Falar é muito mais fácil. A quantidade de livros com temas sobre autoajuda é enorme.
Prefiro, particularmente, ouvir MAIS aqueles que têm resultados que os que têm opinião. Opinião todo mundo tem. Já, resultados…Gosto das coisas práticas. O mundo do esporte competitivo me ensinou isso.
A expressão “se a vida te der um limão, faça uma limonada”, significa que uma dificuldade pode ser a oportunidade para voos mais altos.
Como foi o caso de Daniel Batista, que já notificamos por aqui.
Daniel é um nadador juvenil português que representa os Bombeiros da Mealhada de Portugal.
Queria ingressar no Centro de Formação de Nadadores em Rio Maior, conhecida como Capital do Esporte, no Centro de Estágios, dirigido pela Federação Portuguesa de Natação (FPN).
LIMÃO: não possuía os requisitos exigidos para entrar como bolsista. O técnico e a família não tinham recursos para pagar a mensalidade.
PREPARAÇÃO DA LIMONADA: a Federação Portuguesa de Natação propôs uma alternativa: Daniel entraria pagando o preço total do programa – 900 Euros. E estabeleceu uma tabela de índices a cumprir. Mas ele ficaria obrigado a obter, gradualmente, melhoria de resultados técnicos nas competições do calendário nacional, até entrar na escala de referência do DTN.
Cada vez que isso se verificasse, a sua mensalidade seria aliviada de 1/4 do custo mensal. A mãe aceitou o desafio e arranjou um segundo emprego para poder suportar o enorme encargo da mensalidade do filho.
LIMONADA: Ele foi o nadador de maior destaque no Open de Portugal, que encerrou a temporada da modalidade. Venceu o maior número de provas (50, 100, 200m livre e 100m borboleta) e ficou em segundo nos 50m borboleta.
Na temporada, que começou em setembro, Daniel Batista permanece no CFARD da FPN em Rio Maior. Agora como bolsista pagando apenas 1/4 do custo integral.
A mãe, Fátima Batista, é brasileira, morou em Ramos (Rio de Janeiro). Torcedora fiel do C.R. Vasco da Gama.
Assim, Daniel tem “costela brasileira”.
Ela, gentilmente, acaba de enviar uma foto, através do amigo José Sacadura, dos protagonistas da limonada: ela, o Daniel e o marido (ex-paraquedista).
Estaremos torcendo pelo sucesso dele. Como brasileiros, amigos dos portugueses, amantes do esporte e das histórias inspiradoras.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.