O “Novo Esporte”
Data: 19/set/2022
Por: Ricardo de Moura
Os resultados crescentes da natação em 2022 provocam, imediatamente, um ambiente de desafios e oportunidades.
No presente ano, 8 recordes mundiais foram alcançados: 6 em provas individuais (5 no masculino e 1 no feminino) e 2 em provas de revezamento, ambos conquistados pela Austrália (1 feminino e 1 misto).
Cada vez mais, grandes marcas estão sendo atingidas por nadadores mais jovens.
O nadador com mais idade a atingir um recorde mundial em 2022 foi o australiano ZAC STUBBLETY-COOK, com 23 anos, 4 meses e 15 dias, na prova de 200m peito. O mais novo foi o romeno DAVID POPOVIC, com 17 anos, 10 meses e 28 dias, na prova de 100m nado livre. Popovic, no dia 15 de setembro, completou 18 anos.
Resultado traz visibilidade. Visibilidade no esporte traz, teoricamente, mais praticantes, apoiadores, fãs, patrocinadores, recursos…
Mas, chegar ao resultado é uma coisa. Manter o nível de rendimento é outro.
Grandes resultados também trazem expectativas.
Ninguém quer mais o antigo patamar. Todos esperam cada vez mais o “novo esporte”.
Esporte que exige cada vez mais compromisso, muito tempo dos atletas, suas famílias e seus parceiros. Melhor preparação, melhores condições de preparação. Estão todos sob pressão.
As federações esportivas acreditam que, se educarem mais as pessoas e mostrarem a elas todas as coisas positivas sobre o esporte, o público comprará.
Não é tão simples assim.
O esporte pode implementar uma campanha de marketing e promoção e fazer com que mais crianças apareçam e queiram nadar.
Mas, a menos que os treinadores tenham comprado a necessidade de acompanhar esse desenvolvimento, o modo de fazer as coisas, o esporte não vai mudar e não vai crescer.
Implementar novos métodos, exalar inspiração, novos ambientes de aprendizagem, estimular, envolver…ter a consciência que ele é o motor.
Repetir a mesma coisa e querer obter resultados diferentes, é insanidade.
Tudo é muito rápido. Não tem mais significado grandes volumes de trabalho, repetições sem sentido.
O futuro está no obter mais com menos. Como obter um resultado melhor, como aumentar o desempenho, como realmente emocionar e envolver os atletas em um tempo menor.
Desafio e oportunidade.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.