A natação é uma viagem
Data: 28/set/2022
Por: Ricardo de Moura
Uma jornada de aventuras. Cheia de alegrias e desafios. Momentos fáceis e outros nem tanto.
Um esporte que apresenta a oportunidade para as crianças aprenderem a navegar por esses altos e baixos de maneira saudável e produtiva. E se prepararem para a vida.
Aprender a nadar é conquistar uma apólice de seguro de vida. 2/3 do globo terrestre é coberto de água.
Segundo a SOBRASA – Sociedade Brasileira de Salvamento, a cada 1 hora e meia um brasileiro morre afogado. Afogamento é a 1ª causa de morte, no país, entre crianças até 4 anos de idade.
Misturar diversão com trabalho e aprendizado é uma experiência incrível.
Ter um professor que abrace a jornada com seus nadadores faz toda a diferença. O esporte ensina, e marca para a vida toda.
Professores e técnicos passam a estar presentes nos principais momentos da vida do nadador.
Mesmo depois que deixam o esporte competitivo, os profissionais que acompanharam o percurso estão sempre presentes na memória, nos contatos, nas redes sociais, nas festas de aniversário, casamento, nascimento dos filhos…
Dificuldades e desafios sempre estarão presentes em qualquer campo de atuação profissional.
Apesar das inúmeras mudanças ao longo dos anos, a valorização dos professores de aprendizagem ainda é um grande desafio. Seja por razões de salário, reconhecimento, trabalho extra e os desafios nas aulas e treinamentos.
É importante que o professor tenha um equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional, a fim de não perder o foco em sua missão de educar.
E manter uma boa comunicação com a instituição e os alunos para que os outros processos possam funcionar e melhores condições possam ser alcançadas.
Não há campeões olímpicos de natação que não tenham passado pela aprendizagem. E, alguns, como Michael Phelps – que tinha medo da água, precisaram da ajuda de pessoas especiais como Cathy Lears.
Cathy teve paciência, foco e determinação para ensinar Phelps a nadar. Se não houvesse Cathy, provavelmente a Natação não teria Phelps.
A viagem poderia ter sido outra…
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.