Para muitos, a primeira. Para todos, a esperança
Data: 07/out/2022
Por: Ricardo de Moura
Na cidade de Mococa (SP), neste fim de semana (8 e 9), acontece o Campeonato Inter-Regional de Natação, Troféu Kim Mollo.
A competição é entre seleções das regiões do Estado de São Paulo e reúne nadadores das classes de Petiz a Juvenil (11 a 16 anos).
Para muitos, a primeira seleção. Para todos, a esperança na busca de um caminho de sucesso na carreira esportiva. Quem vai chegar lá? Difícil afirmar.
Enquanto isso, eles viajam no caminho aprendendo o valor do espírito esportivo. A maioria acompanhada pelos pais. Incentivadores e inspiradores.
Eles vão aprendendo que os resultados nas competições dependem de foco em um objetivo específico. Que serão necessários muito trabalho e um plano para alcançar esse objetivo. E tudo conta. O que se faz dentro e fora das piscinas.
Nem todos sairão vencedores. Nem todos conseguirão alcançar seus objetivos. Vão aprender, também, a lidar com as decepções.
Vão aprender com seus erros e acertos. Vão aprender que na vida é assim. Que não se pode desistir. Que o verdadeiro sucesso está na perseverança, no entendimento dos resultados. Seguir em frente…
É difícil disfarçar o nervosismo e a adrenalina. Ao término da prova o nadador tem uma ideia do quanto é capaz de produzir, onde está e o que fazer para melhorar. Independente do resultado, fica a certeza de que o trabalho duro e consciente é um componente fundamental.
Não há nada mais gratificante que nadar mais rápido do que você já havia nadado. A sensação de olhar para o placar e ver um tempo mais rápido do que pensava ser possível. O nadador venceu seu maior adversário: ele mesmo. Agora ele espera mais e melhor de si mesmo.
A natação é um esporte híbrido individual/em equipe. A competição de natação tem uma atmosfera de equipe. Viajam juntos no ônibus (vans, aviões), companheiros de equipe torcem uns pelos outros, gritando até ficarem roucos, mesmo tendo uma prova para nadar logo depois.
Como uma família, vão para uma batalha juntos, em um final de semana.
Junto a eles, além de seus companheiros estará o técnico. Mentor, conselheiro, principal figura na construção da melhor estratégia e caminho.
Nas arquibancadas, os pais. Os maiores incentivadores. Orgulhosos por qualquer resultado. Sangue do sangue.
Cada competição tem sua história com cenários diferentes.
Mas a primeira seleção é difícil esquecer.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.