A matemática da natação
Data: 13/out/2022
Por: Ricardo de Moura
Muitos pais perguntam como entender um resultado de competição em natação. Para entender o resultado de um atleta em uma competição de natação, é preciso entender os fatores que compõem esse resultado.
Conforme o nadador vai avançando em experiência, níveis de treinamento e obtendo resultados mais expressivos, os pais e o próprio atleta vão entendendo as razões do trabalho e o resultado.
Ao longo da vida esportiva novas ideias e aplicação da tecnologia irão avançando. Vão ficando mais íntimos com as terminologias e cálculos relacionados à matemática da natação. Lembrando que os resultados e ideias dessa matemática podem variar de técnico para técnico e de nadador para nadador.
Nem sempre a comparação entre atletas funciona de forma eficiente, nessa matemática, em função do tamanho das medidas antropométricas entre eles. Mas é muito importante para comparar o nadador com ele mesmo.
A natação gira em torno de números: Tempos, recordes pessoais, classificações, tempos de passagem, metros, tempo de reação, ciclos de braçada, tamanho do ciclo, etc.
Duas variáveis são muito importantes para identificar a velocidade do nadador em uma prova:
– Ciclo de braçada (CB) – é a velocidade para completar um ciclo. É o quão rápido os braços estão se movendo. Em vez de contar cada braço, conte apenas um braço. Um ciclo começa quando o primeiro braço entra na água e termina quando esse braço se recupera e entra na água novamente. Isso é 1 ciclo.
– O tamanho do ciclo (TC) é a distância que você percorre toda vez que dá uma braçada.
Quanto maior o TC, maior a distância percorrida a cada braçada. Então, temos: número de ciclos, tamanho do ciclo e o tempo de cada ciclo.
• Um CB alto e um TC curto – o nadador está movendo os braços rapidamente, mas não está se indo muito para frente a cada braçada, então ele não está nadando muito rápido.
• Um CB baixo e um TC longo – o nadador está se movendo muito para frente a cada braçada, mas os braços estão se movendo tão devagar que ele não está dando braçadas suficientes para se mover rápido, então ele não está nadando muito rápido.
• Um CB alto e um TC longo – o nadador está se movendo muito para frente a cada braçada e movendo os braços rapidamente, então ele está nadando MUITO rápido!
Existem outras variáveis para compor o tempo: tempo de reação (tempo em que o nadador deixa o bloco de saída), nado submerso, tempo de virada…
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.