Quem cuida do técnico de natação?
Data: 15/out/2022
Por: Ricardo de Moura
No Dia do Professor, vale a pena tratar de um assunto pouco discutido na sociedade.
A Síndrome de Burnout ou esgotamento profissional, caracteriza-se pelo estresse provocado por condições de trabalho desgastantes e tarefas repetitivas por um longo período.
Existem vários artigos que falam do burnout de atletas. Poucos, muito poucos, que tratam do burnout dos técnicos de natação.
O tema é um assunto importante entre os profissionais, mas recebe pouca atenção e importância comparada com a saúde mental dos atletas.
O treinamento de natação pode ter um impacto prejudicial na saúde mental de um técnico de natação em função da carga de trabalho excessiva, um sistema de baixo reconhecimento da profissão e um equilíbrio incorreto entre vida profissional e pessoal.
Há pouco entendimento sobre a angústia e sacrifício que muitos técnicos passam.
Seria recomendável que clubes e federações valorizassem mais a contribuição dos treinadores, fornecessem apoio e reconhecessem que o técnico é parte integrante de qualquer estratégia de alto desempenho.
Muitas vezes a caminhada pode ser solitária, com alto nível de responsabilidade. Focado demais, motivado demais, longas viagens longe da família, pressão de todos os lados. Não ver os filhos crescerem. Saem da realidade…
O técnico de natação é um apaixonado pelo que faz. Não é uma profissão. É uma missão.
Um conflito de emoções. Cansaço, falta de reconhecimento, trabalho excessivo, problemas de remuneração…e uma incrível vontade de realizar.
Um amor pela profissão e pelos atletas que conseguem superar os desafios e fazer com que continuem na batalha.
O investimento em educação é fundamental. Criar condições para que os profissionais possam se reciclar, cursos de formação de novos professores, ampliar o conceito da importância da natação na sociedade são pontos importantes de auxílio para desenvolvimento da profissão.
Aqui, um espaço para reconhecer e agradecer o trabalho desses importantes profissionais.
Aproveitar para saudar os participantes do 45 Congresso da APTN, que está sendo realizado na cidade de Leiria (POR).
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.