Blockchain e o futuro do esporte
Data: 14/nov/2022
Por: Ricardo de Moura
Blockchain é uma tecnologia que possibilita a emissão, transação e armazenamento de qualquer tipo de dado de forma segura, autenticada, rastreável e transparente, sem que as partes tenham a necessidade de envolver uma instituição mediadora – o que acrescenta velocidade e economia às muitas vantagens.
Claro que ainda existem muitas barreiras, mas o potencial é inovador e resultará em grandes mudanças em nossas vidas. Isso afetará muitas indústrias e especialmente aquelas que estão fazendo uso de intermediários. Isso inclui o mundo esportivo!
Alguns exemplos:
– Ingressos – A falsificação e a fraude são grandes problemas no setor de ingressos. Com essa tecnologia, os ingressos podem ser armazenados com segurança no blockchain e mostrar quem é o legítimo proprietário.
– Direitos – O cenário da mídia está mudando (streaming, pay per view etc) e plataformas de distribuição. Cada vez mais pessoas podem produzir conteúdo e distribuí-lo. O blockchain é ideal para os detentores de direitos rastrearem os direitos licenciados.
– Antidoping – Uma vez que os resultados são verificados, eles serão gravados para sempre e protegidos contra manipulação.
– Análise – Cada vez mais atletas e clubes estão usando sensores para coletar seus próprios dados, usados para analisar e melhorar o desempenho, mapear o desempenho criando uma vantagem competitiva. A oportunidade para blindar e monetizar esses dados.
– Participações de jogadores e clubes – A blockchain oferece soluções exclusivas para investir em clubes/estádios ou atletas. Pequenos investidores agora poderão participar de seu atleta ou clube favorito como uma espécie de plataforma de crowdfunding, chame de tokenização, se quiser. O retorno pode ser uma certa % da renda futura do atleta ou clube.
– Engajamento dos fãs – O blockchain também é ideal para um melhor envolvimento dos fãs. Os clubes agora poderão criar tokens exclusivos que podem ser usados para todos os tipos de propósitos relacionados aos fãs.
Ainda Blockchain e o futuro do esportepara colecionadores e conquistas esportivas e nos esportes eletrônicos (que poderão estar presentes nos Jogos Olímpicos de 2028).
As possibilidades são infinitas.
Ainda existem muitas barreiras: tecnológicas, de governança, organizacionais ou relacionadas à sociedade.
Quem primeiro vencer essas barreiras, estará na frente. Nem tudo é só dinheiro.
Inovação de produtos e serviços; Inovação em marketing; Inovação organizacional; Inovação de processos.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.