Invisíveis, imensuráveis e fundamentais
Data: 20/jan/2023
Por: Ricardo de Moura
Seja utilizando tecnologias avançadas, uma caneta e bloco ou um questionário simples, medir é importante.
Quem não mede, não controla.
A medição de métricas de desempenho físico, como velocidade, tempo, peso levantado, comprimento, altura, aceleração, distâncias percorridas, frequência cardíaca e recuperação da frequência cardíaca é um elemento valioso para avaliar a atividade e o desempenho de atletas e equipes.
Só que o esporte apresenta importantes fatores que influenciam no desempenho e resultado e que são invisíveis e imensuráveis.
Talento é uma qualidade inata dentro da pessoa.
Cada um de nós nasce com uma qualidade especial: isso é talento. Cada pessoa possui certas habilidades e talentos, o que nos torna diferentes dos outros. Muitas vezes usamos os termos talento e habilidade de forma semelhante, sem saber o fato de que eles são diferentes um do outro. Enquanto o talento é uma habilidade inata ou aptidão natural de uma pessoa que muitas vezes está escondida e precisa ser reconhecida. Significa ser bom em determinada atividade, sem realmente aprendê-la ou adquiri-la.
Ao contrário da habilidade que é aprendida, e pode ser desenvolvida em alguém que invista tempo e esforço nisso.
O desenvolvimento de talentos envolve múltiplos fatores de sucesso na carreira internacional do atleta: genética, economia, apoio disponível, qualidade e quantidade de prática acumulada e o número de competições por ano.
Força mental é outro importante fator imensurável e invisível.
Existem diferentes modelos de resistência mental, concentrados nos seguintes pontos: autoconfiança, regulação emocional, regulação da atenção, mentalidade de sucesso, inteligência de contexto, pensamento otimista e lidar com desafio.
Os principais mecanismos psicológicos que permitem que atletas mentalmente fortes tenham um bom desempenho sob pressão incluem habilidades de autorregulação (foco, autoconhecimento, autoestima) e detecção precoce de ameaças.
O treinamento tradicional de habilidades psicológicas (visualização, controle emocional) e abordagens de longo prazo (treinamento de inoculação de estresse, contextos imersivos) têm se mostrado eficazes no desenvolvimento da resistência mental.
O respeito é um dos aspectos mais importantes e necessários do esporte. Na verdade, é tão importante quanto o talento e a força mental e se desenvolve com a mesma frequência. Por definição, respeito é o senso de valor ou excelência de uma pessoa, qualidade pessoal, habilidade ou vida. Demonstra humildade, empatia e compaixão.
É impossível ter sucesso sem ele, mas o respeito pode facilmente ser esquecido no calor da competição.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.