O maior inimigo do homem
Data: 23/jan/2023
Por: Ricardo de Moura
A maioria dos textos nascem inspirados em conversas, trocas de opinião e observações.
Esse não foge à regra.
Um estudo mostrou que, durante um período de 3 anos, as variáveis que explicaram o desempenho de nadadores jovens foram a antropometria e a mecânica da braçada. Os autores argumentaram que o crescimento e a maturação e sua interação com a biomecânica são os principais impulsionadores da melhoria do desempenho.
Enquanto crescem, os jovens nadadores precisarão “reaprender” e readaptar sua biomecânica para se adaptar às mudanças nas características antropométricas.
Os técnicos desempenham um papel importante neste processo. Quanto mais conhecimento e experiência, melhor.
Alguns técnicos enfrentam barreiras no acesso às ciências do esporte. Hoje o caminho está facilitado com o advento da internet na pesquisa em revistas científicas e a falta de acesso direto à equipe de apoio podem ser supridos com textos de analistas esportivos, como biomecânica, nutrição e antropometria.
No caso da natação competitiva, o desempenho dos nadadores jovens é altamente impulsionado pela antropometria e biomecânica (variáveis relacionadas à técnica, como cinemática, hidrodinâmica e eficiência).
Assim, os treinadores que estiverem cientes e familiarizados com as inovações de ponta sobre o processo de desenvolvimento da natação e possuírem as habilidades para colocá-las em prática podem ter uma vantagem em comparação com outros profissionais.
O desempenho de nadadores jovens é baseado em interações de vários determinantes e é considerado um sistema dinâmico e altamente complexo e preponderante na construção de nadadores de excelência com resultados internacionais.
Assim sendo, órgãos governamentais, federações nacionais, internacionais, estaduais e regionais deveriam desempenhar um papel importante na criação e acesso a cursos de treinamento de alto nível, no desenvolvimento acadêmico, na realização de workshops práticos baseados em experiências de profissionais com resultados de ponta e o acesso a novas tendências e conhecimento novo e impactante na pesquisa de natação para jovens.
O MAIOR INIMIGO DO HOMEM É ACREDITAR SABER TUDO.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.