Cisne negro na natação
Data: 17/fev/2023
Por: Ricardo de Moura
O cisne negro é um conceito criado pelo filósofo e escritor Nassim Taleb e que pode ser considerado como um momento de crise ou evento raro – positivo ou negativo – de grande impacto na economia nacional ou global, bem como na sociedade como um todo.
Segundo Taleb, esse evento pode ser considerado “um ponto fora da curva”, de extrema raridade, que provoca um impacto violento e são praticamente impossíveis de serem previstos.
Caeleb Dressel, de 26 anos, é um dos grandes nadadores da história da natação mundial. Conquistou 7 medalhas de ouro em Jogos olímpicos (5 em Tóquio 2021 e 2 no Rio 2016), 15 medalhas de ouro e duas de prata no Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos desde 2017, tendo acumulado um recorde de sete medalhas de ouro em Budapeste, oito medalhas no total em Gwangju e no ano passado em Budapeste, mesmo tendo saído antes da final de 3 de suas provas principais, ele ainda ganhou 2 de ouros nos 50 metros borboleta e no revezamento 4×100 metros livre.
O fenômeno Cisne Negro ocorreu com o abandono de Dressel durante o Mundial de Budapeste em 2022, após as eliminatórias da prova de 100 metros livre, “por razões médicas”.
O fato, absolutamente imprevisível, pegou a comunidade esportiva mundial de surpresa. Uma das estrelas principais do espetáculo abandonava as arenas de disputa de forma enigmática.
Pouco se falou dele ou do fato, nesses quase oito meses do ocorrido.
Faltam cerca de quatro meses e meio para o Campeonato Nacional dos EUA – qualificação para o Campeonato Mundial deste ano, com início previsto para começar dia 27 de junho em Indianápolis.
Caeleb Dressel integrará a equipe americana no Mundial de Fukuoka? Qual poderá ser seu desempenho? Qual o futuro de um dos grandes nadadores da história?
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.