Não adianta encontrar uma ótima solução para o problema errado
Data: 22/abr/2023
Por: Ricardo de Moura
A competição é cansativa.
O Sudeste de Infantil e Juvenil em São Caetano do Sul, é uma produção de mais de 30 horas de competição em 3 dias, com 5 etapas. Ótima preparação para os Campeonatos Estaduais de Inverno.
O tempo é contado desde o momento de acordar: café, deslocamento, aquecimento, competição, alimentação, descanso…dormir tarde e acordar cedo.
Atletas, técnicos, pais e aficionados espremessem-se nas arquibancadas, nos espaços dentro e fora da piscina, nos vestiários, produzindo uma circulação de pessoas que parece maior que o local comporta.
A chegada do frio é recebida com cautela pelos atletas em virtude das alterações fisiológicas que o corpo sofre com as baixas temperaturas. As maiores preocupações nesse período ficam por conta das lesões musculares e dos problemas nas vias respiratórias.
Independente disso tudo, os nadadores partem em busca da melhora de tempos, conquista de medalhas maior experiência competitiva.
Quando os resultados não atendem as expectativas, busca-se as razões para o insucesso.
Podem ser muitas: não entender o objetivo da competição, a inadaptação às situações climáticas, problemas de saúde, falta de empenho nos treinamentos, erros nos fundamentos, falta de concentração, insegurança, falta de foco, estratégia errada, autosuficiência…
A primeira coisa é identificar as causas.
Reflexão e discussão dos problemas para seguir adiante.
Como sempre, mesmo nas situações adversas, a competição tem apresentado alguns recordes, um bom número de resultados satisfatórios e muitas decepções.
No pódio só cabem três.
Aqueles que conseguiram, com seu talento, habilidade, força física e mental manter ritmo, técnica e velocidade mesmo quando cansados e sob forte pressão.
O nadador deve ser o maior conhecedor de si mesmo e encontrar pessoas que o auxiliem a corrigir a estratégia do melhor resultado.
Identificar as causas dos insucessos é o primeiro grande passo para evoluir.
Chorar não resolve…
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.