Limites e medos são uma ilusão
Data: 05/mai/2023
Por: Ricardo de Moura
O mundo da natação apresenta um ritmo alucinante de início de ano.
De janeiro a abril foram quebrados quatro recordes mundiais, o melhor resultado entre todos os anos após 2010: Kaylee McKeown , AUS, (2:03.14): 10 de março de 2023; Summer McIntosh , CAN, 400 livre (3:56.08); 28 de março de 2023; Summer McIntosh , CAN, 400 medley (4:25,87): 1º de abril de 2023; Evgeniia Chikunova , (RUS) 200 peito (2:17.55): 17 de abril de 2023.
O que há em comum? Todos os recordes foram estabelecidos por mulheres. Mais: dos quatro recordes, McIntosh tem 16 anos e Chikunova, 17 anos.
Para além dos recordes, uma chuva de bons resultados pelo planeta.
Como o do chinês Zhanle Pan, de 17 anos, nos 100 metros nado livre com 47,22.
Qual o limite e a perspectiva de futuro?
Baseando-se no fato que é melhor ouvir quem tem resultados que aqueles que têm opinião, podemos lembrar das palavras proferidas pelo grande Michael Jordan quando da inclusão de seu nome no Hall da Fama do basquete.
Ele disse que nossos limites estão em nossa cabeça. E que o truque é realmente acreditar que os limites, assim como os medos, são apenas ilusões.
Ele afirmou, ainda, que se deveria ter quatro coisas em mente:
1. Os contratempos são sempre temporários. – Encarar os contratempos como acidentes de percurso e encará-los como presentes. São eles que irão revitalizar o compromisso com o que se deseja alcançar e reavaliar o que está disposto a sacrificar para que isso aconteça. Assim, assimilar os contratempos fazem parte do trabalho necessário para a vitória final.
2. Assumir as responsabilidades – O medo e as limitações podem facilmente mudar o foco em ser melhor para um sentimento de amargura. Ser amargo não ajuda. Não adianta jogar a culpa nos outros.
3. Fé, Fogo e Foco. FÉ em nossa capacidade de superar, contribuir e ser um campeão – alguém que acredita em si mesmo quando talvez ninguém mais acredita. FOGO é paixão, aquele ingrediente intangível que supera tudo. FOCO é a preparação implacável, rotinas perfeitas e – com exclusão de tudo. Vislumbrar apenas o resultado bem-sucedido
4. Abrace outras pessoas como seus “companheiros de travessia – Superar limites e medos é um trabalho árduo e precisamos de amigos ao longo do caminho para não nos afogarmos, para sabermos que não estamos sozinhos e que outros estão lá para comemorar nossos sucessos.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do autor.