Classificação das maratonas aquáticas para Paris 2024
Por: Ricardo de Moura
Entendendo como os nadadores serão selecionados para Paris 2024, nas maratonas aquáticas.
No total, 22 atletas de cada gênero competirão na prova única de 10 km (44 no total).
Serão seis a menos que Tóquio 2020, onde 25 nadadores competiram em cada uma das provas masculina e feminina.
Podem ser conquistadas, no máximo, duas cotas por Comitê Olímpico Nacional (NOC) por gênero, sem oferta de vagas de Universalidade.
Uma cota para cada gênero é reservada para o país anfitrião.
No entanto, essas vagas só serão atribuídas caso um atleta da França não obtenha a cota durante o processo de qualificação.
Os nadadores da maratona terão duas chances de se classificar para Paris 2024: os Campeonatos Mundiais da FINA de 2023 e 2024.
As cotas serão atribuídas aos atletas, bem como aos Comitês Olímpicos Nacionais (CON).
Durante o Campeonato Mundial da FINA de 2023 em Fukuoka, no Japão, estarão disponíveis três cotas por gênero.
Os três primeiros colocados de ambos os gêneros na prova de 10km ganharão um convite classificatório para Paris 2024. Em caso de empate na 3ª colocação, todos os atletas envolvidos no desempate receberão uma cota.
Nesta prova, os lugares de quota serão atribuídos nominalmente.
Durante o Campeonato Mundial da FINA de 2024 em Doha, Qatar, os 13 melhores de ambos os gêneros na prova de 10 km obterão uma vaga de cota para seu Comitê Olímpico Nacional.
Os atletas que se classificaram durante o Campeonato Mundial FINA de 2023 contarão como uma cota para seus respectivos NOCs.
Se eles terminarem entre os 13 primeiros no Campeonato Mundial da FINA de 2023, o próximo atleta mais bem colocado receberá uma vaga de cota para seu NOC.
Em caso de empate para o terceiro lugar no Campeonato Mundial FINA de 2023 com mais de três lugares de cota atribuídos, o número de lugares de cota para os CONs durante o Campeonato Mundial FINA de 2024 será alterado de acordo. Por exemplo, se quatro atletas ganharem uma cota no Campeonato Mundial FINA de 2023, apenas 12 cotas estarão disponíveis no Campeonato Mundial FINA de 2024.
Se o país anfitrião já alcançou sua cota nos Campeonatos Mundiais da FINA de 2023 ou 2024, o próximo atleta mais bem colocado do Campeonato Mundial da FINA de 2024 receberá uma vaga de cota para seu NOC.
Durante essa competição, serão atribuídas cinco vagas por gênero como parte da representação continental. O atleta mais bem colocado da prova de 10km de cada um dos cinco continentes qualificará uma vaga de cota para seu respectivo NOC. Apenas um atleta por continente se classificará a partir deste ponto.
Caso o país anfitrião não tenha obtido uma vaga de cota após essas duas competições, ele qualificará automaticamente um atleta masculino e uma feminina do Campeonato Mundial FINA de 2024.