"O Peixe"
Por: Ricardo de Moura – 18/07/2023
Não é uma situação comum nos dias de hoje. Mas pode servir de inspiração.
Nic Fink é um nadador americano de 30 anos, especialista no nado de peito.
Fink ganhou 4 medalhas no Mundial de Budapeste 2022: 2 de ouro – 50 m peito e 4×100 m 4 estilos misto, 1 de prata – 4×100 m 4 estilos e 1 de bronze – 100 m peito. Tem, ainda, 12 medalhas em Campeonato Mundial de Curta (7 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze).
Fink, acreditou que sua carreira esportiva havia terminado quando ficou em 5º lugar nos 200 m peito em Tóquio.
E decidiu fazer em 2021 o mestrado em engenharia elétrica pelo Georgia Institute of Technology.
Decidiu então dividir o tempo entre o trabalho e os treinamentos. No escritório, em seu trabalho de engenharia em Atlanta, os colegas de trabalho de Nic Fink o chamam de “O Peixe”.
Fink recentemente venceu os 100 metros peito no Campeonato dos Estados Unidos, surpreendendo a si mesmo ao estabelecer um recorde pessoal em uma idade em que a carreira média de natação pode começar a diminuir. Foi convocado para Fukuoka.
“Eu estava errado em parar e fui capaz de continuar a superar”, diz ele.
Fink continua empenhado em continuar sua carreira de engenheiro. Sua dedicação a ambos significa que ele continuará levando uma vida dupla: parte na piscina, parte no escritório.
A rotina é dura: acorda às 5h30 para chegar ao seu treinamento matinal de natação de duas horas. Trabalha de 9 às 13 h, treina de 13:30 às 17:00, vai dormir às 21:30h. Fink é casado com a medalhista de ouro olímpica Melanie Margalis. Há dias em que ele passa mais tempo no escritório para compensar alguns trabalhos
“Há tempo para tudo. Pode não parecer e pode não ser fácil, mas há tempo para tudo”, diz Fink. E que “quando a natação terminar, terei muito combustível competitivo que precisará ser redirecionado para algum lugar”.
Assim, o mundo irá assistir “O Peixe”, misto de engenheiro-nadador, em Fukuoka.