Uma questão de cultura e processo
Gotas do Esporte
Por: Ricardo de Moura
Data: 24/AGO/2023
Está sendo realizado na cidade de Ekaterinburg, na Russia, o Festival Internacional de Esportes Universitários.
O evento está programado para o período de 19 a 31 de agosto de 2023.
É um festival esportivo, estabelecido após o cancelamento dos Jogos Universitários Mundiais de Verão de 2023 e a suspensão de atletas russos e bielorrussos nos Jogos Universitários Mundiais de Verão de 2021 devido à invasão russa da Ucrânia .
Participam atletas da Rússia e da aliado Bielorussia, e países integrantes membros do BRICS , SCO e CIS como convidados.
• Participam cerca de 4.100 atletas de 246 universidades de 94 países do mundo, incluindo 23 universidades da Rússia. São elegíveis de participação os atletas entre 17 e 26 anos.
O Comitê Organizador conta com cerca de 6.000 voluntários, com um público estimado de 250.000 espectadores.
Para alojar as equipes (atletas, técnicos, dirigentes) estão sendo utilizadas as instalações esportivas e a vila dos atletas, originalmente planejadas para sediar os cancelados Jogos Universitários Mundiais de Verão de 2023 , para o Festival Internacional de Esportes Universitários.
No Festival há a disputa de 14 modalidades esportivas. Entre elas a Natação, que está sendo realizada no Palácio dos Esportes Aquáticos.
O Brasil está presente com algumas universidades brasileiras representando o país.
O representante da natação no esporte universitário é o Prof. @~Carlos Camargo – presidente da Federação Aquática de Desportos Aquáticos e técnico olímpico.
Conta o Prof. Carlos Camargo, diretamente da Russia que, mesmo o país estando alijado das competições internacionais, segue com o programa de desenvolvimento do esporte, mostrando resultados nas próprias competições universitárias de muito bom nível, em comparação com o mundo, sempre preparado para retornar a qualquer instante.
E apresentando instalações de primeiríssima qualidade. Que seguirão como legado para o desenvolvimento do esporte no país.
Questão de cultura e processo. Os processos culturais abrangem, em uma forma ampla, as práticas humanas e suas manifestações, como os conhecimentos, as crenças, os valores, os costumes, os esportes, as artes, a tecnologia, que podem ser analisadas como representações simbólicas de uma sociedade.
Quando devidamente incorporadas, essas práticas e manifestações conseguem sobreviver aos grandes desafios do mundo contemporâneo e continuar se desenvolvendo.
@esporte @natacao @processo @Cultura
Foto: Prof. Carlos Camargo
Presidente da Federação Aquática de Santa Catarina e técnico olímpico.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).