O leão australiano
Gotas do Mundial Junior
Por: Ricardo de Moura
Data: 30/ago/2023
O Campeonato Mundial Junior de Natação é uma etapa importante para o surgimento de novos valores internacionais.
Alguns como David Popovici conseguiram ser campeões mundiais na classe junior e absoluto imediatamente e como é o caso de David Popovici (ROM) em 2022. A outra foi Ruta Meylutyté (LIT) em 2013.
A Australia foi o país com o maior número de medalhas de ouro no Mundial de Fukuoka 2023. Mais que os Estados Unidos, depois de 22 anos.
Em Netanya, a partir da próxima semana, a Australia apresentará um nadador, Flynn Southam, 18 anos, que é considerado a próxima estrela da natação depois de bater os recordes de idade dos campeões olímpicos Kyle Chalmers e Ian Thorpe.
Flynn ganhou 3 medalhas no Mundial de Fukuoka, 2 de ouro (4×100 m livre masculino e 4×100 m misto) e 1 de bronze no 4×200 m livre masculino.
Em entrevista, após Fukuoka, ele disse “que ainda é muito inexperiente em competições internacionais e nadar o Mundial Junior o ajudaria na sua preparação”. Ele diz ter aprendido muito no Japão, durante o Mundial.
Ele foi nomeado Estrela do Ano do Esporte Júnior da Gold Coast em 2022 e já é conhecido na comunidade esportiva.
Em entrevista ao site Goldcoast, em julho de 2023, ele afirmou: “Adoro a analogia de um leão. Eles chegam ao topo da cadeia alimentar, mas não querem que sua comida seja entregue em bandeja de prata. Eles ainda gostam da caça. Mesmo que você esteja no topo – o que não estou dizendo que estou – uma coisa é ter fome o suficiente para chegar ao topo, mas outra coisa é permanecer no topo e não deixar que as pessoas o derrotem”.
Flynn Southam está inscrito com os primeiros tempos, em Netanya, nos 50 m livre (22,32), nos 100 m livre (47,77) e 200 m livre (1,46,24).
#MundialJunior #futuro #natacao
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).