Eterno recomeço
Gotas da vida
Por: Ricardo de Moura
Data: 1º/OUT/2023
“A única constante é a mudança”. Essa frase, muito conhecida, foi dita pelo filósofo Heraclito de Éfeso (540 a.C – 470 a.C).
A neurociência nos auxilia a desvendar como o cérebro reage a determinados estímulos, para contribuir com o entendimento do comportamento humano, das emoções e percepções das pessoas frente ao mundo.
Nesse sentido, é exatamente quando falamos sobre a capacidade de aprender e de reaprender, que isso se torna ainda mais interessante. Diariamente.
Recomeçar, portanto, nada mais é do que sair da zona de conforto e passar a fazer algo diferente ou de forma diferenciada.
No esporte, temos sempre a sensação de um recomeço. Pelas metas atingidas, pelas metas não atingidas, pelos objetivos, pelos cenários e desafios diferentes, pela oportunidade de trabalhar com grupos diferentes, pelas vitórias, pelas derrotas, pela alegria, pela tristeza, pelas situações que a vida impõe, pela reciclagem, pela experiência…
Esse é o novo desafio do amigo @+55 34 9996-7874 que, pela quarta vez em 45 anos de profissão, reinicia um trabalho.
Gino, atualmente, trabalha no Parque Aquático Muncipal em Uberlândia, onde é o Supervisor e Técnico da Equipe Municipal.
O projeto tem 1 ano de implantação e já apresenta bons resultados.
A equipe acaba de participar do primeiro Torneio Regional Triângulo. Uma experiência, com a essência e a dedicação profissional de sempre.
Normalmente, é necessário um tempo para que a mente e o corpo “abracem” uma nova ideia ou ação. Assim, o cérebro irá aprender ou reaprender alguma coisa.
A experiência nessa nova adaptação é fundamental. Além dos princípios profissionais, morais e éticos que acompanham o profissional.
Na verdade, o recomeço será todos os dias. Recomeçamos todos os dias. Porque somos diferentes a cada etapa da nossa vida.
E agradecemos a oportunidade de ter uma novo desafio,sempre, em nossas vidas.
Força, Gino! Sucesso!
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).