O tempo como parceiro...
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 1º/NOV/2023
A porta bandeira do Chile na Cerimônia de Abertura nos Jogos Pan-Americanos, Kristel Kobrich, tem uma história incrível com o esporte e a natação.
A nadadora, de 38 anos de idade, se tornou a primeira atleta chilena da história a ser porta-bandeira em dois grandes eventos esportivos repetindo a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2004, quando tinha apenas 18 anos de idade.
Kristel foi a nadadora mais velha da competição de natação do Pan.
Em Santiago 2023, foi a primeira nadadora da história com seis participações em Jogos Pan Americanos. Sua estreia foi em Santo Domingo 2003.
Primeira e única medalhista pan-americana da natação do Chile. São seis medalhas, um ouro, três pratas e dois bronzes.
Kobrich competiu em seus 6º Jogos Pan-Americanos em Santiago. É um recorde de mais Jogos Pan-Americanos disputados. Aos 38 anos, Kristel conquistou a medalha de prata nos 1.500 metros livres, que marcou os 5º Jogos Pan-Americanos em que conquistou uma medalha, o que também é um recorde.
Kobrich tem sido uma referência na natação chilena e sul-americana há duas décadas. Ela tem sido expressão na natação feminina na América do Sul, onde deteve por vezes os recordes sul-americanos nos 800 e 1500 livres femininos, tanto em percurso curto quanto em percurso longo. Atualmente é recordista sul-americana de piscina curta nos 800 m nado livre (8,08,02).
Kobrich é a maior nadadora da história do Chile, e os fãs a adoram por isso.
No ano de 2009, Kristel representou o S.C. Corinthians Paulista, de São Paulo.
Kristel participou de 11 Campeonatos Mundiais e 5 Jogos Olímpicos. Se prepara para Paris 2024 e pode completar a 6ª participação no evento.
Nossos cumprimentos à nadadora e seu técnico Daniel Garimaldi.
#JogosPanAmericanos #natacao #conquistas #tempo #participacao
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).