Sonho teimoso
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 23/NOV/2023
A teimosia geralmente aparece para alimentar a necessidade de se sentir capaz de algo ou para provar alguma coisa a alguém, ou a si mesmo. Às vezes, gera bons frutos.
A maioria dos nadadores de alto nível descobre seu amor pelo esporte durante as primeiras aulas de natação, antes mesmo dos sete anos de idade, como Michael Phelps.
Nem todos os nadadores olímpicos saem do útero com uma touca colocada na cabeça. Alguns atletas levam tempo para adquirir paixão e motivação para competir em um nível tão estressante.
É fácil falar “não desista de seus sonhos”. Difícil é realizar.
Vamos então para aqueles que não deixaram de lutar pelos seus sonhos. Medalhistas olímpicos de ouro, que não deixaram a idade atrapalhar.
Rowdy Gaines foi três vezes medalhista de ouro olímpico. Começou a nadar competitivamente aos 17 anos. Começou quando a maioria já estava no auge.
Dois anos depois, Gaines recebeu uma bolsa para nadar na Auburn University. Ao longo de sua rápida carreira, ele quebrou 11 recordes mundiais.
Anthony Ervin se tornou o homem mais velho a ganhar uma medalha de ouro olímpica individual na natação e o único nadador a ganhar medalhas de ouro no mesmo evento individual com 16 anos de diferença, depois de se aposentar precocemente.
Na verdade, os sete medalhistas de ouro mais velhos vieram nos últimos 20 anos, como Dara Torres , Michael Phelps , Jason Lezak e Ryan Lochte .
Os nadadores americanos figuram com frequência na lista devido à força dos revezamentos dos EUA e dos projetos de apoio à carreira esportiva.
#sonhos #teimosia #natacao medalhaolimpica
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).