Idade estratégica. Entendendo os resultados
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 04/DEZ/2023
Começa o Campeonato Brasileiro Juvenil de Natação. Idade estratégica.
O mundo da natação competitiva está em constante evolução, com atletas ultrapassando os limites do desempenho humano e quebrando recorde após recorde.
Um dos fatores críticos que contribuem para o sucesso de um nadador é a idade em que seu desempenho atinge o pico.
A idade em que os nadadores atingem o pico de desempenho é influenciada por vários fatores, incluindo o desenvolvimento físico, o foco no treinamento e a experiência de competição.
Embora não exista uma regra específica, entender o fato pode ajudar técnicos e atletas a desenvolver estratégias de treino e competição mais eficazes, adaptadas às necessidades individuais.
A concentração no desenvolvimento técnico, no treino de resistência e na adaptação às novas necessidades dos nadadores à medida que envelhecem os atletas, podem maximizar o seu potencial e alcançar o desempenho máximo no momento certo das suas carreiras.
O crescimento físico e a maturação desempenham um papel significativo na determinação da idade de pico de desempenho dos nadadores.
Geralmente, os nadadores experimentam um surto de crescimento na adolescência, que pode ocorrer já aos 12 anos para as meninas e aos 14 anos para os meninos. Este surto de crescimento é acompanhado por um aumento da massa muscular e da potência, o que pode contribuir para um melhor desempenho na natação.
No entanto, os primeiros a amadurecerem, que experimentam um rápido crescimento e ganhos de força, podem não necessariamente se tornar nadadores de elite de classe mundial. À medida que os indivíduos com maturação normal e tardia recuperam o crescimento, a vantagem inicial dos indivíduos com maturação precoce perde-se. Os que amadurecem tardiamente muitas vezes confiam mais na técnica para equilibrar as vantagens físicas dos seus homólogos que amadurecem precocemente.
A capacidade aeróbica, ou a capacidade de sustentar o desempenho de resistência, é o primeiro fator fisiológico a se desenvolver plenamente. É estabelecido no início do surto de crescimento da adolescência e atinge o pico após sua conclusão. Em contraste, a capacidade anaeróbica, ou a capacidade de realizar esforços de alta intensidade e curta duração, desenvolve-se mais gradualmente com dois surtos de crescimento – um na puberdade e outro na fase final de desenvolvimento.
A massa muscular e a força desenvolvem-se gradualmente após a puberdade, com as vantagens do crescimento precoce diminuindo. Para nadadores mais velhos, a percentagem de potência máxima que pode ser sustentada durante uma prova torna-se um fator diferenciador nos níveis de desempenho.
Há que se considerar todos esses fatores no momento de julgar um resultado. Mas a classe juvenil é estratégica na observação da vida futura do nadador.
#natacao #idadeestrategica #crescimento
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).