Visibilidade
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 14/DEZ/2023
Ao procurar artigos para encontrar informações sobre o esporte que podem ajudar a ter um melhor desempenho, aprender sobre o que está acontecendo na comunidade da natação ou apenas saber dos resultados, acaba se deparando com uma realidade: muita aparência e pouca transparência.
Algumas fotos, poucos vídeos, muito de “autopublicidade” (imagens e vídeos exaltando realizações próprias) e pouca, pouquíssima análise.
Ao navegar pelas redes sociais, quanto de natação encontramos? E quanto aos Saltos Ornamentais? Ou Natação Artística e Pólo Aquático?
A Redtorch, uma agência de pesquisa e publicidade com sede em Londres, trabalha diretamente com vários dos maiores órgãos reguladores dos esportes olímpicos – a World Aquatics está entre seus muitos clientes.
A Redtorch usa uma tecnologia que analisa as contas de mídia social (Facebook, Instagram, Twitter, YouTube e TikTok) de todas as Federações Internacionais de esportes olímpicos. A tecnologia compila o total de fãs, o crescimento de seguidores, a taxa de engajamento e as visualizações por vídeo.
A sétima edição na história da empresa, ano de 2022, incluiu o Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos em Budapeste e o Campeonato Mundial de Piscina Curta em Melbourne. A World Aquatics ficou em sétimo lugar entre 40 Federações Internacionais, um salto de três posições em relação à Tabela da Liga de 2021.
Os três primeiros colocados no ranking foram o Vôlei, seguido pela FIFA e pelo Atletismo. A World Aquatics teve alguns pontos positivos, ficando em primeiro lugar na categoria do Facebook, à frente da Volleyball World e da Federação Internacional de Ginástica.
A Tabela da Liga mostra que o Twitter teve o maior número de postagens das cinco plataformas de mídia social, o TikTok teve o maior número de visualizações de vídeos e o Instagram teve o maior número de engajamentos, bem como o maior crescimento de seguidores.
Curiosamente, a World Aquatics não estava entre as 10 primeiras de nenhuma dessas plataformas de mídia social classificadas pela Redtorch.
Dados importantes para quem quer aumentar a visibilidade e o prestígio.
#esporte #visibilidade #redessociais
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).