Medida que pesa
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 19/DEZ/2023
O assunto é polêmico e antigo.
Os EUA, o país mais desenvolvido na natação, são o único lugar no mundo que treina e compete em distâncias de 25 jardas, principalmente nas competições do Calendário escolar do ensino médio e universitário.
Existem duas temporadas e dois tipos diferentes de piscinas utilizadas para o treinamento e competição de natação. As competições em piscinas longas, com 50 metros de comprimento e as competições em piscinas curtas – 25 metros ou, como nos USA, 25 jardas.
A natação nos Jogos Olímpicos é realizada em uma piscina longa (50 metros). A Federação Internacional (World Aquatics) realiza campeonatos mundiais em piscina curta (25 metros) e piscina longa (50 metros).
Nos EUA, o período universitário é dominado por treinos e competições em piscinas de 25 jardas, que é cerca de 10% mais curta do que uma piscina de 25 metros. Os tempos são cerca de 10% mais rápidos em jardas. Nas competições de 25 jardas há 500 livres – não 400 e 1.650 jardas – não 1.500.
Há muita polêmica envolvendo o assunto, na medida em que competir no percurso correto é importante.
A piscina de jardas interfere na estratégia de treinamento: marcação da bandeirola de costas, viradas, frequência de braçadas, ritmo. Hábitos que têm que ser “desaprendidos” ao competir em piscina longa. Os nadadores de provas de média e longa distância e das provas de medley acabam sendo os mais prejudicados.
Os tempos registrados em jardas não servem como índices de participação para as competições internacionais.
Se já é difícil fazer uma relação entre tempos obtidos em piscinas de 25 metros para piscinas de 50 metros, fica pior na tentativa de tentar relacionar os tempos de 25 jardas para 50 metros. Não há como converter.
Uma “Piscina Olímpica” tem dimensões de 50 metros x 25 metros. As instalações universitárias de 50 metros nos EUA, tem apenas 25 jardas de largura (permitindo treinamento e/ou competição de 25 jardas em qualquer direção).
A natação universitária reúne mais de 900 escolas com equipes de natação e campeonatos em piscinas de 25 jardas.
A natação universitária americana recebe atletas de todo o mundo (treinam e competem), com acesso a excelentes instalações e são treinados por bons profissionais.
Muitos usam a natação para obter educação gratuita ou de baixo custo.
#natacao #jardas #metros #conversao
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).