Uma lenda viva da natação -Mark Schubert por Mark Schubert – Parte 3
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 22/DEZ/2023
Na última parte da conversa com uma das referências mundiais da natação, o técnico americano Mark Schubert, perguntei sobre os nadadores brasileiros que treinaram com ele (Ricardo Prado, Djan Madruga e Leonardo Costa, entre outros).
Ele afirmou ter boas lembranças dos nadadores brasileiros.
Dedicados, esforçados e com muita vontade de alcançar bons resultados. Salientou o desejo que eles tinham em buscar o reconhecimento do povo brasileiro por aquilo que eles pudessem alcançar.
Como não poderia deixar de ser, Mark salientou a satisfação em ter treinado Ricardo Prado e acompanhado o incrível trabalho realizado pelo nadador.
Relembrou o recorde mundial conquistado por Ricardo no Campeonato Mundial de 1982, em Guaiaquil (Equador), quando foi o campeão e recordista mundial na prova de 400 m nado medley. (Lembrei a ele que eu estava lá. Foi quando meu nadador Cyro Delgado ficou em 7º na prova de 100 m nado livre).
Mark afirmou que os resultados de Pradinho fizeram com que o povo brasileiro sentisse orgulho dos resultados e conquistas.
Prado ainda foi, medalha de prata nessa prova nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, 1984.
Para finalizar, solicitei a Mark que enviasse uma saudação aos técnicos de natação do Brasil.
Foi quando ele afirmou que tinha enorme respeito pelo trabalho do profissional brasileiro e pelos resultados alcançados pelos nadadores do país ao longo de décadas.
Schubert salientou, ainda, que envia os melhores desejos de grandes resultados aos profissionais do Brasil.
Fica aqui registrada a generosidade de sempre de Mark Schubert ao conversar comigo sobre temas variados e a gentileza, presteza e disponibilidade do amigo Fernando Soraggi e seu filho Fernandinho, que tornaram possível o encontro.
Até breve!
#markschubert #swimming #natacao
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).