Falta de pensamento crítico
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 27/DEZ/2023
“O progresso é impossível sem mudanças, e aqueles que não são capazes de mudar sua própria mente não podem mudar nada” – George Bernard Shaw.
Li pela primeira vez o termo “infodemia” em um artigo reproduzido no início de 2023, que é “utilizado para se referir ao grande fluxo de informações que se espalham de forma muito acelerada”. Foi utilizado pela primeira vez pela Organização Mundial da Saúde em 2020.
O uso de tecnologias como celulares, computadores e tablets, encontram os indivíduos imersos no mar de informação sem salva-vidas.
Muitos já nascem tendo o contato direto com esse universo online, com dinâmicas bem diferentes das enfrentadas por gerações anteriores.
Um estudo desenvolvido pela empresa tecnológica russa Kaspersky em 2021 aponta que 78% dos brasileiros sentem-se saturados de informações no meio digital.
“Alguns fatos, misturados com medo, especulação e boato, amplificados e transmitidos rapidamente em todo o mundo pelas modernas tecnologias da informação, afetaram as economias nacionais e internacionais, a política e até a segurança de maneiras totalmente desproporcionais às realidades básicas”, afirma David Rothkopf, em coluna no The Washington Post.
Hoje, é comum observar pessoas que só leem as manchetes de matérias ou reportagens.
Elas não param mais para ler, estudar e observar com mais profundidade as informações.
No esporte, em 2023, isso foi gritante.
Pouquíssimos têm a paciência e a assertividade em criticar determinado assunto ou resultado.
O excesso de informação e a velocidade com que elas são consumidas prejudica o aspecto cognitivo e dificulta o desenvolvimento, a aplicação do pensamento crítico em nosso dia a dia.
O que aconteceu? Onde? Por que? Quem produziu o resultado? Como aconteceu?
Uma pessoa com pensamento crítico consegue tomar decisões embasadas, ponderar prós e contras, analisar consequências e considerar múltiplas perspectivas. Com isso, pode fazer escolhas mais conscientes e objetivos.
O pensamento crítico surge ao se fazer as perguntas certas para se chegar à melhor conclusão possível. Bons pensadores críticos analisam as informações de diversos pontos de vista para identificar a melhor linha de ação.
As notícias têm sido só de aparências, sem análise e transparência.
#analisecritica #esporte #aparencia
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).