Heróis sem medalhas
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 29/DEZ/2023
Segundo @tutinicola, a inspiração pode estar ligada à nossa personalidade, bem-estar, humor, à nossa bagagem acumulada…de livros, filmes, revistas, leituras, músicas, experiências, conhecimentos, exercícios, pessoas que nos rodeiam. Eu acredito que de certa forma, a inspiração e as novas ideias surgem principalmente quando você está fazendo o que realmente gosta.
No esporte, a inspiração é muito importante para estimular, motivar, desempenhando um papel importante no desbloqueio da criatividade, no aumento da produtividade e da felicidade.
Muitas inspirações de atletas de sucesso não vieram, necessariamente, de atletas famosos, importantes…
Veio de um familiar, de um desafio, de uma frase, de uma conversa e, em muitos casos relatados, de técnicos, de dirigentes, de amigos…
Amigos de equipe, nadadores que nem apresentavam resultados tão significativos, mas tinham uma postura exemplar.
Herói sem medalhas. Companheiro, amigo inseparável, que mesmo apresentando dificuldades para fazer resultado na natação, não desistia, não desanimava, não faltava aos treinamentos, servia como conselheiro. Estava sempre presente nos bons e maus momentos.
Não sentia inveja dos resultados do outro e o incentivo era constante. A atitude servia como uma inspiração…
A inspiração é um exercício diário, que está relacionado a muitos fatores em nossa volta e principalmente como nos relacionamos com essas coisas.
O campeão Caeleb Dressel sempre foi visto segurando uma bandana antes de nadar. Essa bandana foi um presente que o marido de Clairie McCool que foi professora de Dressel, no último ano de High School. Ela morreu em 2015, vítima de um câncer de mama aos 62 anos.
Em seu último ano no high school, entre 2013 e 2014, Dressel sofreu com depressão e chegou até se afastar da natação. McCool foi muito importante durante a sua recuperação.
O papo do nadador com a professora não se restringia aos números, eles trocavam confidências.
Dressel afirmou: “Ela sempre estará comigo”.
Leah Hayes, campeã mundial junior em 2023, foi diagnosticada com alopecia quando tinha apenas 6 anos de idade. É uma doença auto-imune que causa queda de cabelo. Ela serve de inspiração para outras nadadoras e recebe a inspiração de seu maior fã: o avô, que a acompanha em tudo.
Em quem ou em que você se inspira?
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).