Os genes dos nadadores
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 08/JAN/2024
Principalmente em um ano olímpico, a maioria dos pais pensa em atletas olímpicos, campeões nacionais e recordistas quando se define a palavra “campeões”.
É importante observar que embora a genética possa desempenhar um papel no sucesso de um atleta, não é o único fator, e muitos outros fatores podem contribuir para o sucesso de um atleta, incluindo treinamento, nutrição e resistência mental.
Além disso, a genética é um tema complexo e multifacetado, e é difícil atribuir o sucesso de um atleta apenas à sua composição genética.
Certos fatores ambientais também contribuem para um excelente desempenho esportivo, a quantidade de apoio que um atleta recebe da família, dos treinadores e da comunidade.
A idade de um atleta em relação aos seus adversários também é importante. Isso significa que se houver dois atletas com composição genética semelhante, aquele com melhor treinamento, suporte, nutrição e idade efetiva superará o outro.
Além disso, muitos atletas alcançaram grande sucesso sem terem as mesmas vantagens genéticas, demonstrando que o trabalho árduo e a determinação podem superar até mesmo predisposições genéticas.
A genética desempenha um papel significativo na determinação das habilidades físicas, tipo corporal e suscetibilidade de um atleta a certas lesões e doenças.
No entanto, é importante lembrar que a genética é apenas uma peça do quebra-cabeça quando se trata de sucesso esportivo.
Com treinamento, nutrição e mentalidade adequados, um atleta pode atingir seus objetivos, independentemente de sua composição genética. Então, também no esporte nem sempre nasce campeão, mas também se constrói.
O ambiente tem um enorme impacto nas habilidades psicológicas que o jovem atleta desenvolve. Um atleta geneticamente dotado não é nada sem os níveis certos de motivação, determinação, resistência mental e comprometimento.
Um ambiente de apoio aumenta a probabilidade de o jovem talento se tornar um atleta de sucesso. Portanto, o ambiente é um fator crítico para explicar por que o talento está presente nas famílias.
Atrás de um campeão tem sempre a figura da família e do técnico.
#natacao #Genetica #apoiofamiliar
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).