Você conhece seu nadador?
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 14/JAN/2024
A chamada Geração Z é composta por aqueles que nasceram entre 1995 e 2015 (partir da classe Mirim 1, na natação).
Especialistas afirmam que não há uma forma secreta para gerenciá-los. Cada pessoa será diferente.
Da mesma forma que cada geração tem sua característica na relação parental (a forma como a ligação entre os pais e os filhos é construída), elas também se relacionam de forma diferente com as figuras de autoridade, particularmente com as responsáveis pelo seu sucesso.
Sugestão: priorizar passar tempo com eles, guiá-los através do mundo, dividir as coisas para eles como um professor, fornecer correções regulares de curso para mantê-los no caminho certo.
Ser honesto com eles para ajudá-los a melhorar. Acompanhar de perto seus sucessos, não importa quão pequenos sejam. Recompensar o comportamento que você deseja e, até mesmo, negociar recompensas especiais por desempenho mesmo em pequenos desafios ao longo do caminho.
A pior coisa que se pode fazer com a Geração Z é tratá-los como crianças, falar com eles ou fazer com que se sintam desrespeitados.
Tratá-los como membros valiosos da equipe, onde opiniões e sentimentos são importantes – não porque precisem ser mimados, mas porque devem ser levados tão a sério quanto qualquer outra pessoa da equipe.
Ser autêntico em cada etapa do caminho. A Geração Z está altamente sintonizada com o falso entusiasmo, especialmente em torno de figuras de autoridade. Ser autêntico para ter sucesso com eles.
Concentrar-se no verdadeiro interesse comum entre os dois, que é o trabalho em questão, e em desempenhar o verdadeiro papel que o responsável desempenha na vida profissional deles: o de gestor.
À medida que se conhece cada um, a abordagem deverá ser ajustada a cada conversa. Pode começar cada conversa com as perguntas:
· O que você está pensando (sobre o trabalho)?
· Qual é a sua maior prioridade neste momento?
· Que passos você está seguindo?
· Em que passo você está agora?
· O que eu posso fazer para te ajudar?
Ouvir com atenção. A seguir, tentar encerrar cada conversa com alguns conselhos concretos e práticos. Se houver espaço, um fato engraçado ou uma piada pode cair bem…
Importante anotar o desenvolvimento de cada conversa. Eles irão se lembrar.
#natacao #geracaoz #gestaodepessoas
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).