Tempo cronológico e tempo histórico
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 15/JAN/2024
O tempo cronológico é o tempo dos relógios e dos calendários. Esse tempo é medido em frações exatas e constantes de tempo: um dia tem sempre 24 horas, uma hora tem sempre sessenta minutos, um minuto tem sessenta segundos e um ano tem sempre 12 meses.
O tempo cronológico começou a ser medido pelos fenômenos naturais como a posição do sol e as fases da lua. Em seguida, o homem criou instrumentos para controlar o tempo, como a ampulheta, o relógio e o calendário.
Nas provas oficiais de natação em piscina o tempo é mensurado através de cronometragem eletrônica em minutos, segundos e centésimos de segundos.
Diferente do tempo cronológico, o tempo histórico é o tempo marcado por acontecimentos significativos, como por exemplo: desenvolvimento e declínio de grandes civilizações, surgimento da escrita; Primeira e Segunda Guerra Mundial; etc.
Na natação, a evolução dos tempos na prova de 100 m nado livre masculino, associados à quebra de barreiras constrói um tempo histórico: primeiros tempos da prova, primeiro a baixar o minuto, primeiro a baixar os 50 segundos, o primeiro a baixar os 49 segundos, o primeiro a baixar os 48 segundos, o primeiro a baixar os 47 segundos, O FIM DOS TRAJES TECNOLÓGICOS, o recorde mundial atual e os recordistas mundiais brasileiros da prova.
Não há uma regra básica de tempo. Alguns fatos demoraram mais que outros a acontecer.
Cada nadador tem seu tempo cronológico (evolução de seus tempos) e o tempo histórico, onde aconteceram os grandes acontecimentos. Não precisa, necessariamente uma medida precisa, são acontecimentos que marcaram, moldaram e modificaram a vida do nadador.
O tempo histórico não respeita a previsibilidade e o rigor dos calendários ou relógios, ele é impreciso e imprevisível e sua contagem considera a sequência de eventos de curta e longa duração.
Há, ainda, o tempo biológico que se refere às fases da vida, como o nascimento, o desenvolvimento a reprodução e a morte.
Esse tempo é diferente para a espécie humana e para outros animais.
Enquanto o ser humano pode chegar a viver cerca de 100 anos, algumas espécies, como as moscas, vivem entre 15 e 30 dias. Isso significa que o ciclo de vida e morte de uma mosca respeita um tempo muito diferente do tempo de um ser humano.
Um atleta necessita, pelo menos, de 10 anos de trabalho árduo para chegar ao alto nível.
#tempocronologico #tempo #natacao
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).