Pesquisa diagnóstica – Técnicos de natação – Resultados – Parte 4
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 26/JAN/2024
HÁBITO DE VIDA
Os entrevistados citaram como hábitos de vida que considera mais importantes foram trabalho duro e hábito de vida saudável, sugerindo um equilíbrio.
Na verdade, como as opções deveriam ter prioridades, não podendo ser repetidas, o hábito de vida acabou aparecendo também como a última prioridade pela maioria.
O que sugere uma sensação de dúvida em que, os técnicos priorizam mais a consciência do trabalho duro, a autodisciplina e o hábito saudável de vida. Sendo que, muitos, substituem a importância da autodisciplina e trabalho duro qualidade de vida pelo hábito saudável de vida.
CARACTERÍSTICAS DE UM BOM TÉCNICO COM RELAÇÃO AO NADADOR
Conseguir contribuir para o desenvolvimento dos nadadores a nível pessoal, social e esportivo foi o item mais votado na pesquisa sobre as características de um bom técnico com relação ao nadador.
A característica principal do técnico é ser capaz de ensinar o esporte e desenvolver seus nadadores no nível físico. Isso é bastante óbvio está implícito na profissão, o que a maioria dos técnicos consegue fazer.
O segundo aspecto do técnico, e o aspecto mais importante do treinamento, é compreender como tirar o melhor proveito das pessoas; a arte da gestão humana. Os grandes técnicos compreendem a importância deste segundo aspecto e não o negligenciam nem o subestimam.
Essa consciência ficou evidente na resposta dos entrevistados.
A verdadeira arte de um bom técnico de natação é ser capaz, não apenas de desenvolver seus nadadores fisicamente, mas também de desenvolvê-los mentalmente; para entender o que motiva cada um de seus nadadores e como é preciso interagir com eles para tirar o melhor proveito deles, preparando-os para a vida.
#tecnicodenatacao #missao #futuro
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).