Quem não monitora, não controla
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 08/FEV/2024
A natação é um esporte individual e cíclico que é influenciado por um grupo multifatorial de determinantes, dos quais os fatores biomecânicos e energéticos parecem ser os mais relevantes.
O desempenho da natação é determinado pelo perfil energético do nadador, que é influenciado pelo seu comportamento biomecânico que, por sua vez, é afetado pelas características antropométricas do nadador.
Estudos longitudinais mostraram que variáveis relacionadas à biomecânica mudam significativamente ao longo do tempo
Jovens nadadores passam por processos de crescimento e maturação que levam a alterações na técnica de natação.
Eles têm a tendência a melhorar a cinemática e a cinética ao longo de longos períodos de tempo. Mas, em momentos específicos de uma temporada, os nadadores mais jovens podem prejudicar a biomecânica da braçada.
Apesar das variações dentro da temporada, os nadadores melhoraram a biomecânica da braçada ao comparar o início e o final da temporada.
A relação entre os programas de treinamento na água e a biomecânica da natação pode ser melhor compreendida quando as cargas de treinamento internas e externas são monitoradas.
Contudo, poucos estudos abordaram esse tema no desenvolvimento de programas para jovens nadadores. Altos volumes de treinamento durante a primeira parte da temporada (com baixa intensidade, incluindo aquecimento, recuperação e exercícios de ritmo lento) levaram a uma melhoria no desempenho (Morais et al., 2104 a).
Devido ao processo de crescimento, as alterações antropométricas dos jovens e adolescentes influenciam fortemente nos resultados técnicos e desempenho.
Deve-se considerar que as características antropométricas, entre outros fatores que podem influenciar a relação entre a frequência da braçada e o comprimento da braçada (e afetar a velocidade de natação), estão relacionadas à frequência da braçada e, mais importante, ao comprimento da braçada em crianças.
Isto demonstra claramente que as variáveis antropométricas e biomecânicas estão associadas e devem ser consideradas durante o monitoramento do desempenho de nadadores jovens e adolescentes.
Monitorar as medidas antropométricas e água corporal, associados ao volume e intensidade ao longo da temporada pode fazer toda a diferença.
Construir a longo prazo e entender o resultado em cada etapa é o nome do jogo.
#natacaoinfantil #controle #monitoramento
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).