Vontade de ensinar que inspira a vontade de aprender
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 08/FEV/2024
Na maioria dos casos, as crianças que começam a aprender a nadar obtêm progressos significativos. No entanto, para alguns deles, o nível de aproveitamento pode ser inferior aos demais alunos.
O maior problema para professores e alunos no ensino e aprendizagem inicial da natação é o elevado medo da água. O ser humano não vive na água.
Os primeiros passos sem muita firmeza não significam fracasso. Michael Phelps, 28 medalhas olímpicas na natação, tinha medo da água.
Tornar a aula de natação divertida é o caminho.
Quanto mais divertidas forem as aulas de natação, maiores possibilidades de disfarçar um pouco do medo de estar na água.
Os jogos e a repetição incentivam a criança a passar mais tempo na água, ao passo que forçar uma criança a fazer algo de que tem medo pode desencorajá-la. O objetivo é manter a criança na água, para que ela fortaleça as habilidades.
Por exemplo, para começar, aprender a molhar o rosto. A seguir, usando os degraus da piscina, iniciar pegando aqueles que estão no degrau mais alto (com muitos elogios e entusiasmo!), e gradualmente descer até os degraus mais baixos.
Uma vez que a criança se sinta confortável em entrar debaixo d’água, e talvez soprando bolhas, ele adquirirá outras habilidades, como recuperar itens do fundo da piscina, muito rapidamente.
Crianças caracterizadas por menor altura e peso corporal, menor soma das três dobras cutâneas, menor IMC (Índice de Massa Corporal) e menor capacidade vital também apresentam problemas de progresso na natação.
As etapas para aprender a nadar não são lineares, o que significa que as crianças aprendem de forma irregular, em comparação a cada uma delas.
É importante elogiar até mesmo a menor aquisição de habilidade e mostrá-la aos pais no final da aula. Cada criança aprende no seu próprio ritmo; elogios pelas realizações podem ajudar a facilitar o processo.
Em média, são necessárias cerca de três semanas de prática consistente para realmente dominar qualquer habilidade de natação.
A aprendizagem não depende somente dos alunos, seus responsáveis ou um bom ambiente.
Depende do professor, do método de ensino, da programação, da inovação, da vontade de ensinar que inspira a vontade de aprender.
O primeiro passo para evitar o afogamento também pode ser o primeiro passo de um campeão olímpico.
#natacaoinfantil #aprendizagem #afogamento #campeao
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).