NCAA e medalha individual de ouro olímpico
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 13/MAR/2024
A temporada 2023-2024 da NCAA, a competição universitária mais forte do mundo, está para terminar com as finais nos próximos dias.
Após os resultados dos campeonatos feminino e masculino da Divisão I da NCAA, quais nadadores universitários terão chance de fazer parte da equipe olímpica e ganharão medalha de ouro individual em Paris?
Já dissertamos no post anterior o fato da temporada universitária americana, que atrai nadadores do mundo todo, treinar e competir durante 7 meses do ano em piscina de 25 jardas.
Em 2021 (Tóquio), no feminino, somente a canadense Maggie McNeill conseguiu o feito de conquistar um título na NCCA e a medalha de ouro olímpica (100m nado borboleta). Entre as nadadoras americanas, somente Alex Walsh, que venceu as 200 jardas nado medley, ganhou medalha olímpica em prova individual: prata nos 200m nado medley.
No masculino, em 2021, somente Bobby Fink conseguiu o feito de ter conseguido vencer provas no torneio final da NCAA (venceu as 1650 jardas nado livre e as 400 jardas nado medley) e ganhou medalhas de ouro nos 800m e 1500m nado livre, em Tóquio.
Outro americano, Kieran Smith, vencedor das 200 jardas nado livre, foi medalha de bronze em Tóquio nos 400m nado livre.
Dos vencedores da natação no NCAA de 2021, somente 5 no feminino e 2 no masculino fizeram parte da equipe olímpica americana para Tóquio.
Em um ciclo olímpico atípico, de 3 anos, com perspectiva de uma seletiva olímpica americana muito disputada, é difícil fazer uma previsão sobre quem poderá estar presente em Paris.
Daqueles que têm grandes chances de vencer os eventos da NCAA e conquistar a medalha de ouro em Paris está o francês Leon Marchand (recordista mundial dos 400m nado medley).
#natacao #Paris2024 #NCAAswimming
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).