O segredo está na estratégia
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 24/JUL/2024
David Popovici, então um garoto romeno de 17 anos, em 2022, quebrou o recorde mundial dos 100m nado livre, sendo aplaudido de pé pelo público no Foro Italico (Italia) – mesmo local em que Cielo também obteve o recorde mundial dos 100m nado livre, em 2009.
David também conquistou o título mundial nos 200 m nado livre com 1:42.97, tornando-se o terceiro homem a nadar abaixo de 1:43.
No Campeonato Mundial Júnior em Lima, Peru, em setembro de 2022, ele conquistou todos os títulos.
Entretanto, no Campeonato Mundial de Fukuoka 2023, não conseguiu repetir o mesmo desempenho, ficando em quarto lugar nos 200 metros e em quinto nos 100m nado livre.
Popovici ficou chocado ao perder seu recorde mundial dos 100 m nado livre para o chinês Pan Zhanle, mas no Campeonato Europeu de 2024, ele fez o terceiro tempo mais rápido da história, 46,88.
E, ainda, fez o quinto tempo mais rápido da história dos 200m nado livre, com 1:43.13, para garantir a dobradinha na capital Sérvia e completar o duplo-duplo (100 e 200m nado livre).
Agora, vai a Paris para uma possível primeira tentativa de pódio olímpico.
Ele passou as últimas semanas antes dos Jogos treinando na mesma piscina na Romênia, onde foi pela primeira vez, aos quatro anos.
“No sol, bronzeando-me, relaxando, ficando longe da rotina, apenas sendo eu, mantendo a simplicidade”, disse ele.
“Como eu disse antes, o segredo é que não há segredo”.
Ele afirma que “controlará o que puder controlar, tentando bloquear as distrações, boas e ruins”.
“Eu realmente não consigo controlar todo o barulho que está ao meu redor, mas assim como uma criança viciada em açúcar e em doces, ajuda se você não tiver doces em casa”.
“É por isso que fiz o que fiz, desinstalei minhas redes sociais: não estou seguindo nada relacionado a natação ou a mim”.
“Eu apenas me concentro em mim mesmo, me concentro na vida, e essa é uma das diferenças”.
Pode não haver segredo. Mas há estratégia. E ela é individual.
David Popovic está inscrito na prova de 200m nado livre masculino, com eliminatórias no dia 28 de julho (domingo) e nos 100m nado livre masculino, dia 30 de julho, eliminatórias (3ª feira).
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).