Preocupação com 2028
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 07/AGO/2024
A equipe dos EUA conquistou por pouco o maior número de medalhas na natação em Paris em medalhas de ouro. USA, oito medalhas de ouro, Austrália, sete medalhas de ouro.
Antes mesmo de terminar os Jogos Olímpicos, os Estados Unidos já se preparam para a natação em Los Angeles 2028.
A revista Sports Illustrated destacou um estudo preliminar sobre o desafio americano.
O artigo aponta como um dos desafios que técnicos como Bowman e outros treinem nadadores estrangeiros em próprio território estadunidense (ligados ao programa universitário).
O técnico americano Bob Bowman foi protagonista, conquistando sete medalhas de ouro com seus nadadores, entre eles dois estrangeiros (o francês León Marchand, 4 de ouro e 1 de bronze, o húngaro Hubert Kós, 1 de ouro) e a americana Regan Smith, duas de ouro em revezamentos e 3 de prata individuais.
Marchand e Kós não são os únicos nadadores estrangeiros da NCAA que ganharam medalhas em Paris. Pelo menos cinco outros universitários americanos atuais ou antigos ganharam medalhas para outros países.
Alguns americanos pedem mudanças na US Swimming, liderado pela CEO Lindsay Mintenko desde 2017.
A necessidade de mudança passa pelo fato de que o mundo está com adversários fortes. Além dos países tradicionais na natação, como Austrália, China, Grã-Bretanha e Itália, outros estão crescendo. A própria Irlanda, que ganhou três medalhas.
Chamou a atenção a fraca exibição dos homens americanos em Paris. Eles ganharam apenas duas medalhas de ouro, e apenas uma em um evento individual.
A canadense McIntosh, por outro lado, derrotou as mulheres americanas em todas as três provas.
No cenário internacional, vários nadadores medalhistas em Paris são jovens o suficiente para continuar melhorando para Los Angeles.
Marchand e Lukas Martens têm 22 anos, Kós tem 21 anos, o recordista mundial chinês Pan Zhanle fez 20 anos no domingo. O romeno David Popovici tem 19 anos. No lado feminino, a medalhista de ouro (3) canadense Summer McIntosh tem apenas 17 anos. A medalha de ouro australiana Mollie O’Callaghan tem 20 anos.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).