Da pizza ao pódio
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 25/AGO/2024
Ulises Cazau é um jovem de 18 anos de La Plata, que conquistou a medalha de bronze no Pan Pacific Junior Swimming Championship em Canberra (AUS), na prova de 100m nado borboleta masculino.
Ulises tem uma história para chegar a esse pódio que reflete uma realidade continental e pode inspirar outros jovens a acreditar no sonho e buscar soluções.
No mesmo dia de março em que quebrou o recorde nacional juvenil e se classificou para representar a seleção nacional em uma competição em Camberra, na Austrália, a Confederação Argentina de Desportos Aquáticos (CADDA) informou-o que esta viagem deveria ser autofinanciada por cada concorrente.
Ou seja: ele poderia representar a Argentina, mas teria que pagar ele mesmo. “Foi um jato de água fria”, admitiu Ulises ao jornal LA NACION, e começou imediatamente a organizar uma rifa para arrecadar os US$ 6 mil necessários para nadar em Canberra.
A situação não era nova para ele: no ano passado, para chegar a outra competição, bem mais próxima, em Santiago del Estero, amassou e vendeu pizzas.
Ulises mora na região de Gonnet, começou a nadar muito cedo, é fã do Estudiantes de La Plata, concluiu o ensino médio no ano passado e hoje está fazendo curso de programação enquanto continua estudando inglês.
Em janeiro de 2023 o treinador, Maximiliano Marini, disse que iriam para Santiago del Estero em março. Começamos a fazer pizzas no final de janeiro e vendemos durante todo o mês e início de março.
Cozinhávamos de segunda a quinta, e às sextas e sábados fazíamos entregas. Não lembro quantas fizemos, mas vendíamos em combos de três pizzas. Devemos ter vendido uns 90 combos… Quase 300 pizzas!
As conquistas obtidas são fruto de um grande esforço.
O jovem alterna seus treinos na piscina de La Plata onde treinou nos últimos anos, ADN Club Montego, com algumas incursões semanais com seu treinador à piscina de Buenos Aires do Parque Rojas que, segundo Ulises, devido às suas dimensões e como está preparado “É a melhor piscina do país”.
Ulises venceu vários desafios e é uma fonte de inspiração.
Ele espera participar do Campeonato Sulamericano Absoluto de 29/09 a 03/10/2024 em Cali (COL).
A realidade de Ulises está bem próxima de muitos nadadores do continente sul-americano, cujos custos recaem, durante a formação do nadador, sobre os pais e responsáveis.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).