Socorro, o apoio precisa ampliar!
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 30/AGO/2024
A prática é utilizada com frequência em algumas comunidades esportivas que, por razões várias, apresentam dificuldades para manter seus filhos na atividade competitiva da natação.
O apoio insuficiente acaba provocando uma saída de sobrevivência e tentativa de desenvolvimento dos nadadores, sem que eles se transfiram para outras entidades.
Os responsáveis criam uma associação, com características legais, visando prestar apoio e orientação a àqueles que praticam natação, buscando reunir recursos para custeio de viagens e competições, treinamentos, orientação fisiológica, nutricional e cobrir o necessário para o desempenho das atividades dos atletas.
Não há técnico de natação que não tenha passado pela experiência de Associação de Pais, na tentativa de cobrir ou ampliar o auxílio no desenvolvimento dos nadadores.
Algumas associações entram para funcionar como parceiras.
Com dois meses de duração, a APANUB (Associação de Pais e Amigos de Uberlandia), entra no caso de atuar como parceira da FUTEL (Fundação Uberlandense do Turismo, Esporte e Lazer) para cobrir eventuais custos que não podem ser assumidos pela Fundação.
A liderança técnica cabe ao Prof. Gino Degane, com inúmeros trabalhos relevantes na natação brasileira.
No caso específico, atua como garantia de continuidade do projeto da natação, independentemente da variação futura política do município.
Contam com o apoio de responsáveis por 54 nadadores ativos.
A APANUB já atua com profissionais da área da fisioterapia, psicologia, massoterapia e nutrição. Está sendo contratado um biomecânico.
Cada Associação foi criada por necessidades específicas, que atendem como parceiras importantes na iniciação, descobrimento e desenvolvimento de novos talentos da modalidade.
Em um país com dimensões continentais e diversidade infinita, a atenção e o cuidado devem ser do mesmo tamanho.
Esperamos que o CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) consiga ampliar seu apoio a quem produz e desenvolve a natação brasileira.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).