Natação Australiana sob ameaça
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 21/Out/2024
Austrália é uma das nações com maior tradição na natação.
Apenas dez semanas depois da ótima atuação australiana em Paris, pode revelar que o esporte olímpico mais bem-sucedido e financiado pelos contribuintes da Austrália está mais uma vez em maus lençóis com órgãos reguladores internacionais, ameaçado de suspensão imediata se não implementar reformas de governança.
Se a Swimming Australia for expulsa da World Aquatics, os nadadores da Austrália deverão competir como “neutros” em futuros eventos internacionais.
Esta é a mesma situação dada a russos e bielorrussos desde que Vladimir Putin travou uma guerra contra a Ucrânia.
A Swimming Australia, a World Aquatics e a Comissão Esportiva Australiana concordaram com um caminho a seguir em relação aos requisitos constitucionais após reuniões em Sydney, hoje.
Um acordo preliminar será assinado hoje entre todas as partes, delineando medidas a serem aprovadas em uma Constituição atualizada da Swimming Australia.
A estrutura de votação expandida será aplicada a partir da Assembleia Geral Anual de 2025 e prevê que as atuais Organizações Membros, incluindo as sete Organizações Membros Estaduais e Territoriais, a Swim Coaches and Teachers Association e a Australian Swimmers Association, manterão 40 por cento dos direitos de voto, e agora incluirão 5 por cento para qualquer membro do Australian World Aquatics Bureau e 5 por cento para os Membros Afiliados da Swimming Australia, incluindo Masters Swimming Australia, Water Polo Australia, Diving Australia e Artistic Swimming Australia.
Os 50% adicionais dos direitos de voto serão divididos entre os clubes e atletas, com os clubes ganhando 30% dos direitos de voto e 20% para os atletas.
O Swimming Australia Board se comprometeu a adicionar um observador por um período de até três anos. Eles também concordaram em realizar um processo de avaliação do Board, aberto a todos os esportes australianos.
O Conselho da Swimming Australia se comprometeu a ter um Conselho completo nos próximos meses.
A Swimming Australia mantém seu status de membro da World Aquatics e confirma que os atletas continuarão a competir sob a bandeira australiana, apesar de as reportagens da mídia dizerem o contrário no final da semana passada e de não haver nenhuma mudança no orçamento.
A conferir nos próximos capítulos.
Palavras chave: Natação; Austrália; Ameaça; Gestão.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).