Jovens nadadores buscando equilibro
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 30/Out/2024
Os pais buscam a natação para os filhos por diversas razões, incluindo benefícios à saúde e segurança, mas as crianças se interessam principalmente pelo que os amigos praticam ou o que veem na TV.
A verdadeira dificuldade está em manter a motivação ao longo do tempo, em que os pais desempenham um papel crucial.
O objetivo dos treinadores e pais é ajudar os nadadores a alcançarem seus próprios objetivos, encontrando motivações pessoais que não dependem de fatores externos, como a pressão familiar.
Então, por que uma criança de oito anos pode querer ir ao treino de natação? O aspecto social é muito importante. O treino é um momento em que ela fica com seus amigos e conhece pessoas de outros grupos.
A atuação do técnico e o carisma também são muito relevantes.
Duas horas de treino desgastante não parecem ser provavelmente o ponto de encontro ideal com os amigos.
Além do convívio social, as competições são uma atividade fundamental na natação, podendo motivar e atraindo participantes e espectadores.
Participar auxilia na confiança, no aprendizado para enfrentar desafios, na motivação e no espírito de equipe em atletas jovens.
Como equilibrar a competição na natação por faixa etária?
Dada a discrepância individual entre as motivações dos nadadores, não há uma solução universal para todos os atletas de todas as faixas etárias, como devem ser treinados ou educados pelos pais.
A competição não ocorre apenas no fato de competir com outros, mas também em uma competição consigo mesmo, melhorando os tempos e superando treinos desafiadores.
As motivações são variáveis e os treinadores e os pais devem ter um diálogo com o jovem nadador para descobrir o que o motiva a nadar e quais objetivos ele tem para si no esporte.
A criação de atividades divertidas durante os treinos ajuda a tornar as sessões mais prazerosas.
Uma batalha difícil para qualquer pai é ver o filho desanimado a nadar, apesar dos benefícios para a saúde e da formação do ser humano.
Ter uma conversa franca com cada atleta sobre seus objetivos ajudará treinadores e pais a encontrarem o nível ideal de participação e o interesse em continuar. Pode ser só uma fase.
Palavras chave: Natação; Jovens; Motivação; Continuidade.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).