A natação e o CBC
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 14/Nov/2024
O Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) é uma associação civil sem fins lucrativos que representa os clubes que desenvolvem atletas no Brasil e faz parte do Sistema Nacional do Esporte.
Ele desempenha um papel importante na formação de atletas, e para se associar, um clube precisa ser uma Entidade de Prática Desportiva com infraestrutura própria adequada.
O CBC atua através do Programa de Formação de Atletas (PFA), financiado pelos recursos lotéricos da Lei nº 13.756/2018.
Esse programa possui três eixos principais de apoio:
– Materiais e Equipamentos Esportivos: repasse de recursos a clubes para aquisição de materiais e equipamentos esportivos necessários para a prática esportiva.
– Recursos Humanos: repasse de recursos a clubes para a contratação e manutenção de equipes técnicas especializadas.
– Competições – CBI®: apoio com passagens aéreas para atletas e membros de comissões técnicas de Clubes, bem como de equipe de arbitragem (Confederações), participarem dos Campeonatos Brasileiros Interclubes – CBI®
Além disso, o CBC promove e realiza diversos eventos de capacitação destinados a dirigentes e profissionais de Clubes, como o Seminário Nacional de Formação Esportiva, realizado anualmente, e o Fórum Nacional de Formação Esportiva, realizado a cada 2 anos, dentre outros.
O CBC colabora diretamente com Clubes que desenvolvem natação no âmbito dos três eixos mencionados acima, e com a CBDA apoiando a realização dos CBI® (Campeonato Brasileiros Interclubes).
Em esclarecimento às taxas cobradas pelas entidades que realizam os CBI, o CBC informou que “O CBC não cobra nenhuma taxa por utilização da piscina nem se beneficia de eventuais recursos decorrentes dessa cobrança”.
O retorno ao investimento aplicado nos cubes e confederação é somente o da utilização do selo de formação de atleta do CBC (que é a própria logo do CBC), com “o objetivo de fortalecimento do programa de formação de atletas nos clubes e da prestação de contas aos órgãos de controle e à sociedade”.
O selo de formação de atleta é exibido nas camisas, uniformes e toucas dos atletas e no back drop dos pódios, nos CBI.
Talvez, esse seja um ponto a ser desenvolvido. Os clubes que recebem o auxílio do CBC deveriam ampliar o retorno, como exemplo, obrigando-se na cessão das piscinas, sem cobrança de taxas extraordinárias.
Além disso, provar que estão em dia com suas obrigações com as federações e estão ampliando a base de nadadores registrados nas federações estaduais.
Palavras chave: Natação; CBC; Formação; Retorno; Investimento.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).