Confie no processo
Gotas Olímpicas
Por: Ricardo de Moura
Data: 21/Nov/2024
Os nadadores, técnicos e pais, em um momento de reflexão, pensarão em todo o trabalho necessário para melhorar os tempos na natação ao final da temporada.
Os treinos na madrugada, o trabalho fora da água, aprimorar a técnica, melhorar as viradas, saídas e o trabalho subaquático, avaliar a frequência de braçadas, controlar e aumentar a força. Além disso, é importante se alimentar e descansar.
Mentalmente, tentar digerir um ano (ou mais) de trabalho pesado é muita coisa para lidar. Afinal, a natação é uma atividade complexa. É estranha. Há mil variáveis diferentes para serem levadas em conta a cada dia dentro e fora da água.
Essa sensação de sobrecarga pode criar estresse, ansiedade e afetar o desempenho.
Ao focar no processo, os envolvidos se afastam da visão geral que os deixa atordoados e paralisados, em vez disso, se aproximam do que precisa ser feito hoje.
O processo é uma forma de encontrar clareza e foco em meio ao caos diário, principalmente quando nos sentimos sobrecarregados.
Ele transforma objetivos complexos em ações simples e nos incentiva a viver o momento, sem nos distrairmos com o que pode acontecer no futuro.
No entanto, confiar nesse processo é desafiador, já que envolve ter fé em uma incerteza constante. Preocupar-se com seus objetivos não aumenta as chances de eles se concretizarem.
É comum que atletas busquem atalhos e novidades, abandonando o progresso em busca de resultados imediatos. Adotar um processo completo em direção às metas requer esforço diário, mesmo diante de fracassos.
Confie no planejamento. Haverá momentos em que será necessária uma correção de curso. Fazer algo novo.
Escreva de 3 a 5 coisas que você precisa fazer todos os dias para ter sucesso na água. SEJA PACIENTE. Ter grandes objetivos é uma dádiva — motiva e encoraja. Também pode nos deixar frustrados e irritados quando não vemos melhoras com rapidez suficiente.
O importante é estar presente para fazer as coisas certas todos os dias e executar com excelência, e aí algumas coisas incríveis virão em sua direção.
Trate os treinos como uma competição, tanto em termos de foco quanto de hábitos de estilo de vida fora da piscina.
Siga em frente. Domine seu processo.
Palavras chave: Natação; Processo; Acreditar.
Ricardo de Moura
Gestor esportivo com mais de 40 anos de experiência em Projetos Esportivos.
Supervisor/Superintendente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos por 28 anos.
Participou de 7 edições dos Jogos Olímpicos, 7 edições de Jogos Pan-americanos e 25 Campeonatos Mundiais. Responsável por projetos que levaram à conquista de 10 medalhas olímpicas na natação. Integrante do Comitê Técnico de Natação da Federação Internacional de Natação por 12 anos.
Secretário-tesoureiro da Confederação Sul-americana de Natação.
Professor do Curso Avançado de Gestão Esportiva do Comitê Olímpico Brasileiro de 2009 a 2017.
Escritor do livro “Gotas Olímpicas” – 2022.
Divulgação ISE – Reprodução autorizada pelo autor
O conteúdo do texto é de inteira responsabilidade do(s) autor(es).